05 de setembro de 2022

Campanha Educador de Valor entra em 20 de setembro na sua segunda etapa

Em seu segundo ano, iniciativa busca reconhecer profissionais da educação que mobilizam redes de saberes e relações no ambiente escolar, favorecendo a melhoria da qualidade da Educação 

 

Etapa reconhecimento publico
“A potência daqueles que mobilizam as redes de saberes e relações no ambiente escolar”. Esse é o tema da edição 2022 da campanha
Educador de Valor, uma iniciativa criada em 2021 pelo Instituto Alcoa para promover uma ampla mobilização em seus territórios de atuação em prol da “valorização dos(as) educadores(as)”, profissionais essenciais envolvidos na missão de transformar realidades a partir da garantia de uma Educação de qualidade e com equidade.

A iniciativa acaba de entrar em sua segunda etapa. Depois de mais de 360 participações e 79 profissionais indicados, agora é hora de conferir os cinco profissionais mais indicados em cada uma das três localidades de atuação do Instituto Alcoa: Região do Pará: Juruti, Santarém e Óbidos; 2. Região Minas Gerais/São Paulo: Andradas, Caldas, Divinolândia e Poços de Caldas; e  3. Maranhão:  São Luís, Paço do Lumiar e Raposa.

De 20 de setembro a 4 de outubro, todos os interessados poderão entrar no site da campanha e ler as histórias sobre as jornadas de vida dos 15 educadores(as) mais indicados(as). 

Mobilizadores 

Se na primeira edição da campanha o Instituto Alcoa falou e procurou reconhecer os e as educadores e educadoras enquanto profissionais que inspiram, agem e reconhecem para promover transformações na educação, dessa vez é a hora de falar sob o ponto de vista da mobilização das redes de saberes e relações no ambiente escolar. 

Depois de dois anos vazios, pátios, quadras, refeitórios, salas de aulas, laboratórios e corredores voltam a ser preenchidos por vozes, risadas, conversas e passos conforme as aulas presenciais são retomadas. 

É nesse cenário que o(a) educador(a) atua como um(a) anfitrião(ã) de um grande evento: recebe os(as) estudantes e os(as) encoraja a construir novas experiências fora do ambiente familiar, crescer como indivíduo, adquirir conhecimentos sobre múltiplos assuntos e, sobretudo, conhecer e conviver com outras culturas, costumes, hábitos, valores e pessoas com bagagens diferentes. É o(a) educador(a) que faz da escola um ambiente rico de trocas e encontros.

Por isso, na primeira fase da campanha, a população foi convidada a indicar educadores e educadoras que merecem ser reconhecidos(as) a partir da resposta à pergunta: 

“Qual é o(a) educador(a) que, para você, merece ser valorizado(a) e reconhecido(a) por mobilizar redes de saberes e relações no ambiente escolar, favorecendo, assim, a melhoria da qualidade da Educação?”. 

Com a palavra, os Educadores de Valor 2021

10
“Não tenho nem palavras para explicar [ter sido reconhecida pela Campanha Educador de Valor]. Foi muito emocionante, afinal foi uma mobilização movida pelos meus ex-alunos de mais de 30 anos, e, entre eles, havia uma funcionária da Alcoa. Isso foi muito gratificante, saber o que representei na vida de cada um, ver o valor que tive na formação deles.” A fala é de Valmíria Dias de Carvalho, educadora de Poços de Caldas (MG) reconhecida pela Campanha em 2021. 

Ela, assim como outros oito educadores e educadoras dividiram as emoções e o que significou ter sido finalista da primeira edição da campanha. 

6
Lídio Paz dos Santos, de Juruti (PA), reconhece que o trabalho na educação, sobretudo no meio rural e na escola pública, não é tarefa fácil, e, por isso, ser reconhecido tem um gostinho especial. “Ser reconhecido como educador de valor por uma grande instituição como a Alcoa representa um prêmio muito importante e especial, um incentivo para que nós possamos continuar o nosso trabalho, sempre acreditando que podemos transformar a nossa realidade, a de nossos alunos e das comunidades onde atuamos como profissionais.”

2
Eweny Cristina Moraes Figueiredo, de São Luís (MA) também pontuou a importância da iniciativa para reconhecer os esforços diários de profissionais da educação. “A campanha representou valorização profissional, respeito à classe de trabalhadores e  reconhecimento de todo um processo de esforço intelectual, emocional e da prática para colocar em ação uma proposta pedagógica capaz de contribuir com a formação de outros profissionais da educação e com o desenvolvimento da educação pública.”

Fique por dentro 

A fase de reconhecimento público acontece entre 20 de setembro e 4 de outubro. 

A divulgação do resultado dos nove finalistas - três de cada localidade - está prevista para o dia 14 de outubro, com um evento de encerramento programado para o dia 26, com a participação de especialistas em educação e participação dos educadores e educadoras reconhecidos. O encontro, online, é aberto para todos os cidadãos(ãs) interessados(as) em participar. 

Acompanhe as redes sociais do Instituto Alcoa e fique ligado no site oficial da campanha