02 de agosto de 2022

Como o ASG se relaciona com a atuação do Instituto Alcoa?

Fábio Abdala, Gerente de Sustentabilidade da Alcoa, afirma que é natural o Instituto estar alinhado às agendas para que sejam alcançados resultados comuns, como uma educação de qualidade nos territórios.


Radar esgA sigla ASG
se refere ao Meio Ambiente, Responsabilidade Social e a Governança corporativas (em inglês, a sigla é ESG que significa Environmental, Social and Governance) e tem se espalhado no Brasil, principalmente no ambiente empresarial. Isso decorre da crescente preocupação do mercado com a sustentabilidade. Exemplo disso é um investidor analisar esses critérios - chamados de tripé da sustentabilidade - antes de decidir se apoiará ou não um projeto, ação ou organização.

Elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante um evento que reuniu CEOs de instituições financeiras de múltiplas nações, o ASG visa definir critérios e ações que devem ser colocados em prática para solucionar desafios globais envolvendo os três pontos. 

Para melhor introduzir essa agenda mundo afora, e mostrar a sua importância para empresas e aos investidores, as Nações Unidas produziram um material que serve como base para todas as ações ASG, intitulado Who Cares Wins, traduzido como “Ganha quem se Importa”. 

Em síntese, a proposta ASG visa melhorar os seguintes aspectos:

  • construir mercados financeiros mais fortes e resilientes;
  • contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade;
  • entender e compreender os impactos nos stakeholders.

Traduzindo na prática

O ASG se relaciona com outras agendas, como a dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a dos Investimentos e Negócios de Impacto. Em artigo publicado na Revista Exame, Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, esmiúça o termo e manifesta: “ESG não é uma evolução da sustentabilidade empresarial, mas sim a própria sustentabilidade empresarial.”

Segundo Carlo, as organizações devem observar e trabalhar os anseios da população, buscando uma atuação cidadã, tanto no âmbito da empresa como dos líderes empresariais. “Isso é o que precisa ser feito hoje e sempre.”

Atuação do IA

Há mais de três décadas, o Instituto Alcoa atua em três localidades do país, principalmente na geração de trabalho e renda, engajamento e na promoção e valorização da educação de qualidade. São demandas, como  Carlo Pereira aponta, de primeira necessidade do país, impactado pela alta do desemprego nos últimos anos e pela evasão escolar, desafios ampliados pela pandemia de Covid-19.

“O nosso trabalho se baseia na sustentabilidade onde quer que atuamos. Isso é uma prioridade estratégica para nós, reconhecida, inclusive, onze vezes pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Mais ainda que o reconhecimento, queremos transformar os territórios onde estamos presentes, para que sejam mais inclusivos e menos desiguais”, explica Fábio Abdala, gerente de sustentabilidade da Alcoa.

Atento às agendas sociais do país, o IA, a partir de sua atuação estratégica, está conectado com pelo menos três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: o 4 (educação de qualidade), 10 (redução das desigualdades), e o 17 (parcerias e meios de implementação). 

“É natural estarmos alinhados com essas agendas, dos ODS, de ASG ou no campo das políticas públicas, pois é o caminho a ser trilhado para alcançarmos os resultados esperados nos territórios, como uma educação de qualidade e ampliada, e o acesso da população a um trabalho digno e à renda”, pontua o gerente. 

Leituras complementares

> Os diálogos e as possibilidades entre o Investimento Social e a Agenda ESG

> Sociedade civil possui grande potencial para a transformação do país, afirma especialista

> Experiências dos negócios de impacto podem auxiliar adoção de critérios ESG nas empresas

___

Fique atento(a) aos nossos canais de comunicação para o lançamento do Relatório de Performance ASG e do Relatório de Atividades do Instituto Alcoa em 2021. 

 

*Imagem: Aventura de Construir