29 de abril de 2022

Giro pelos territórios: Juruti prepara curso de fortalecimento de empreendedorismo social

No panorama mensal das ações desenvolvidas nos municípios de atuação do Instituto Alcoa: São Luís (MA), Juruti (PA) e Poços de Caldas (MG), o destaque é o projeto de fortalecimento do empreendedorismo social em Juruti.

Empreendedorismo-social-pem6490ec1pqzshejfeydrf4dy4nzxaj6nv1m2uggo

A sala de multimídia da Escola Emanuel Salgado Vieira recebeu, no dia 23 de abril,  a oficina para apresentação do projeto ‘Fortalecendo o empreendedorismo social em Juruti’. A proposta do projeto é constituir uma rede de diálogo e de apoio financeiro para novos empreendimentos ou o fortalecimento dos negócios já existentes. Por isso, o  curso visa o fortalecimento organizacional e de empreendimentos coletivos.

O encontro reuniu, a partir de um mapeamento, empreendedores sociais, o conselho e egressos da turma de 2019 da Escola de Sustentabilidade de Juruti. No evento, foi discutido o escopo para formação e a definição das datas e dos círculos formativos presenciais. 

Contribuem com  a iniciativa o Instituto Internacional de Educação do Brasil (executor), Instituto Juruti Sustentável (instituição parceira) e a Escola de Sustentabilidade de Juruti.

Confira outras ações realizadas nos territórios:

Juruti (PA)

Inclusão: Neste mês, foram realizados dois eventos presenciais em Juruti com o intuito de promover o desenvolvimento digital na localidade. No dia 27 ocorreu, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), uma capacitação com foco na juventude sobre como produzir fotos e vídeos profissionais para trabalhar no Instagram. 

No dia seguinte, o evento foi voltado para empreendedores, com o objetivo de melhorar o atendimento digital em suas empresas. Além do Senai, contribuíram com a iniciativa a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e a Associação Comercial e Empresarial de Juruti (ACEJ).

Aprendizado: No dia 05 de abril, foi realizada, de forma virtual, a Capacitação Conselho Consultivo Relações Comunitárias de Juruti. Participaram representantes da Secretaria Municipal de Educação de Juruti (SEMED), Secretaria Municipal de Assistência Social de Juruti, Sala do Empreendedor, Colégio Pitágoras, Instituto Juruti Sustentável, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). 

O evento, conduzido pelo Estúdio Cais, reuniu 15 pessoas, e contribuiu para a aproximação do conselho dos temas que serão trabalhados neste ano e das ações comunitárias de engajamento.

Socioambiental: A apresentação do Diagnóstico do Programa de Assentamento Agroextrativista (PEAEX) Curumucuri aconteceu no dia 08 de abril, de forma virtual. A ação faz parte do Projeto Ingá, desenvolvido pelo Instituto Juruti Sustentável, e que conta com as parcerias estratégicas do Instituto Alcoa e da Alcoa em Juruti, Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e Instituto Internacional de Educação do Brasil.

O levantamento apresenta um panorama da região que vem sendo trabalhada com as equipes do projeto tanto para o aprimoramento de capacidades institucionais, ações de preservação e conservação da biodiversidade, capacitações e outras atividades desenvolvidas nas áreas do Curumucuri, Prudente e Monte Sinai e na Área de Proteção Ambiental (APA) Jará.

Poços de Caldas (MG)

Voluntariado: Os ACTIONs já começaram, e o primeiro da região de Poços de Caldas beneficiará a Casa Arco-Íris, em Andradas (MG). A instituição tem como missão garantir os direitos de crianças que estão em situação de risco social e negligência familiar e precisam ser acolhidas por decisão judicial.

Realizado de forma híbrida, o evento ocorreu, virtualmente, no dia 20, com uma discussão sobre o engajamento dos voluntários e voluntárias com a instituição.

Já na manhã do dia 30, os participantes farão uma horta suspensa, terão oficina de culinária, pintarão paredes da organização e ouvirão palestras de colaboradores da Casa Arco-Íris. O encerramento do evento será com um piquenique.

Solidariedade: Entre os dias 25 de abril e 18 de maio, o Instituto Alcoa realiza uma coleta de recursos, alimentos não perecíveis e agasalhos que serão doados ao Jacques – instituição que atende pessoas e famílias em situação de rua e vulnerabilidade social. A entrega das contribuições ocorrerá no dia 20 de maio.

O Programa Miniempresa, por meio de uma ação voluntária com os estagiários de Poços de Caldas e demais colaboradores, produziu 615 cabides de alumínio. Todo o recurso arrecadado com a venda dos produtos será destinado para duas ações sociais da localidade.

::. Confira o Giro pelos Territórios dos meses anteriores e fique por dentro das ações desenvolvidas pelo Instituto Alcoa.