01 de abril de 2022

Giro pelos territórios: 65 escolas serão beneficiadas com a renovação da parceria do IA com secretarias de educação

Divulgado mensalmente, o Giro pelos Territórios traz um panorama das ações desenvolvidas nos municípios de atuação do Instituto Alcoa: São Luís (MA), Juruti (PA) e Poços de Caldas (MG). Em março, o destaque é a renovação da parceria entre o IA e as secretarias de educação das três localidades com o Programa Ecoa. 

Visita Otavio - V italina Rossi

*Otávio Carvalheira, presidente da Alcoa Brasil e do Conselho de Administração do Instituto Alcoa, visita, ao lado de Sérgio Azevedo, prefeito de Poços de Caldas, a escola Vitalina Rossi, onde puderam acompanhar alguns resultados de estudos, cursos, formações e troca de experiências proporcionadas pelo Ecoa. 

 

Com o objetivo de reduzir as desigualdades educacionais e fortalecer o ensino público, o Programa Ecoa beneficiará 65 escolas públicas presentes nos três territórios de atuação do Instituto Alcoa: Juruti, Poços de Caldas e São Luís. A iniciativa possui duas frentes de atuação: Ecoa Formação e Ecoa Gestão.

“O programa apoia a construção de novos saberes, novas práticas e o melhor uso de recursos. Para nós do Instituto Alcoa, é muito importante saber que estamos contribuindo para a retomada do desenvolvimento de alunos e profissionais da educação neste momento e pensando no futuro”, destaca Monica Espadaro, gerente de Projetos do Instituto Alcoa.

Este ano, o Ecoa Gestão segue contribuindo para a melhoria da aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental público, atuando junto às equipes da Secretaria Municipal de Educação e aos gestores escolares e coordenadores pedagógicos no apoio à implantação e monitoramento do Plano Estratégico e elaboração de Planos de Ação de gestão escolar nas unidades participantes.

Confira outras ações realizadas nos territórios:

Juruti (PA)

Workshop do Edital do Programa de Apoio a Projetos Locais - Juruti (2)> Promovido anualmente pelo Instituto Alcoa, o Programa de Apoio a Projetos Locais tem como objetivo selecionar iniciativas de educação e geração de trabalho e renda para incentivar o  desenvolvimento dos territórios nos quais a Alcoa atua.  No dia 16 de março, 150 pessoas  participaram, na Vila Muirapinima, em Juruti, do Workshop sobre o edital do programa, com representações da Associação das Comunidades da Região do Juruti Velho, associações comunitárias, de pais e mestres e conselhos escolares.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, outros dois eventos sobre o edital foram realizados no município, na Comunidade Castanhal e Tabatinga, nos dias 23 e 25, respectivamente.

> No município paraense, o Instituto Alcoa recebeu 18 inscrições válidas para os ACTIONs deste ano, sendo nove escolhidas - quatro delas são da zona urbana e cinco da área rural: Associação dos Deficientes de Juruti, Conselho Escolar José Roberto Pimentel, Conselho Escolar Raimundo Nunes, Associação Beneficente Emaús, Associação de Voluntários Rede Ativa do Bem, Conselho EEMEIEF José Maria da Silva, Associação das Comunidades Prudente e Monte Sinai, Associação dos Produtores Rurais Assentados no Socó I e Associação dos Guerreiros Ambientais do Miri.

Poços de Caldas (MG)

Floresta de Bolso 2022 (16)
>
No dia 17 de março, Poços de Caldas ganhou mais uma Floresta de Bolso, desta vez, no campus da Universidade Federal de Alfenas (Unifal). Esta é a quinta implantada na cidade pela Associação Poços Sustentável (APS), em parceria com a Alcoa Foundation por meio do programa Partnership for Tree, que visa plantar árvores em diversas localidades onde a Alcoa tem operação. 

Durante o ato, que contou com a participação de 80 pessoas, representantes das organizações e voluntários plantaram mais de 700 mudas de 30 espécies nativas da Mata Atlântica.

ELRI 2022 (6)> A Equipe Líder de Relações Institucionais (ELRI) se reuniu no dia 11 de março para elaborar o planejamento estratégico, apresentar novos integrantes, dialogar sobre os projetos em andamento e a seleção dos ACTIONs para 2022. No dia 16, a equipe teve mais um compromisso: encontro de capacitação com a participação de Tatiana Bizzi, diretora executiva do Instituto Alcoa, e do Estúdio Cais, parceiro nas frentes de Comunicação e Engajamento do IA. 

“O primeiro momento foi de integração e de elaboração do nosso planejamento para 2022. No segundo, nos aprofundamos nas causas do Instituto Alcoa e como podemos contribuir com sua estratégia em relação à comunicação, articulação e ações de engajamento”, destaca Maria Cristina Gonçalves, Consultora de Assuntos Institucionais.

> O Instituto Alcoa recebeu, em Poços de Caldas (MG), 67 solicitações de instituições interessadas pelos ACTIONs. Dessas, nove foram selecionadas e receberão a doação de R$ 10 mil.

Foram escolhidas as organizações: Verde Carinho, Guarda-Chuva, Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (Adefip) e as escolas municipais Vitalina Rossi e Wilson Hedy Molinari, todas do município de Poços de Caldas. Em Andradas (MG), será apoiada a Casa Arco Íris. Outra selecionada é a Escola Municipal José Alvarez Canha e o Lar de Idosos São Vicente de Paulo, ambos em Divinolândia (SP). Por fim, a Escola Estadual Souza Novais, da cidade de Caldas (MG).

Outras quatro instituições, uma por cidade, integram a lista de espera dos ACTIONs, caso alguma das noves não tenha as suas documentações aprovadas: Associação de Proteção à Criança (Caldas), Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei (Poços de Caldas), Divinolândia Que Te Quero Bem (Divinolândia) e a Escola Municipal Daura Dagmar Lobo (Andradas).

> Otavio Carvalheira, presidente da Alcoa Brasil e do Conselho de Administração do Instituto Alcoa, e Sergio Azevedo, prefeito de Poços de Caldas, visitaram, no dia 4 de março, a Escola Municipal Vitalina Rossi, uma das 25 unidades de ensino beneficiadas com os programas Ecoa Gestão e Ecoa Formação. Segundo a diretora da escola, Denise Nery, durante a pandemia, o Ecoa foi fundamental para o aprimoramento da administração escolar, dos professores e, consequentemente, das aulas.

São Luís (MA)

> Em São Luís, no dia 10 de março, também foi realizado um workshop sobre o Programa, com representantes de 25 instituições e de Helder Teixeira e Dulcimar Soares, membros da Alumar. O evento ajudou a esclarecer dúvidas e as organizações participantes puderam apresentar projetos.

> Joana Burgos e Flávio Lima, da Alcoa, participaram, no dia 14 de março, da aula inaugural do VII Curso de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência (Proerd), na Escola de Governo do Maranhão, em São Luís. A aula inaugural foi ministrada pelo pedagogo tenente coronel Jairo Freitas, da Polícia Militar de Pernambuco. O curso foi encerrado no dia 25 de março.

> No último dia 12, após reforma, foi inaugurada a sede Cores do Mará, instituição de São Luís  contemplada com um ACTION em 2019. A organização tem como objetivo promover o desenvolvimento humano por meio da educação criativa, com foco no desenvolvimento das habilidades socioemocionais e comportamentais de crianças das regiões periféricas do Maranhão.

> O Auditório do Centro de Referência do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, recebeu, no dia 18 de março, a formatura dos alunos do projeto mídias eletrônicas como ferramenta de aprendizagem nas sessões de hemodiálise. Com uma doação de cerca de R$ 164 mil do Instituto Alcoa, a unidade de saúde poderá adquirir equipamentos para adequação de alguns espaços já existentes na unidade, especialmente ampliação da sala multiprofissional, espaço para discussão, planejamento e avaliação das atividades pelos profissionais, além da criação de novos espaços para o serviço social (matrícula e atendimento de outras demandas sociais dos alunos-pacientes) e da classe hospitalar (planejamento das atividades das pedagogas e realização das atividades em pequenos grupos).