01 de abril de 2022

Conectar para multiplicar: a rota para a caminhada do Instituto Alcoa para 2022

Você conhece o conceito de rizoma? Sabe como a ideia pode inspirar a ação social? Inspirado nesse conceito de promover transformações por meio da ação em rede, em um crescimento múltiplo e não linear, o IA busca engajar colaboradores e parceiros em práticas e projetos na busca pela efetivação da educação de qualidade e da geração de trabalho e renda. 

Conexões pixabay

*Imagem: Pixabay

Promover conexões a partir da multiplicidade de olhares e vivências das pessoas que tornam viva a rede de apoio do Instituto Alcoa (IA). É na ação em rede, seja em ambiente virtual ou ações presenciais, a aposta do IA para continuar promovendo transformações nas comunidades com as quais atua.

Como todo início de ciclo, os meses de fevereiro e março foram dedicados a diferentes momentos de avaliação, repactuação e planejamento estratégico com as equipes líderes de relações institucionais do Instituto Alcoa nos diferentes territórios de atuação: região de Juruti, no Pará; Poços de Caldas, em Minas Gerais e São Luís, no Maranhão. Participam também dessa rodada inicial de diálogos e aprendizados os Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias. 

Inspiração: o pensamento rizomático 

Os momentos de formação sempre contam com uma inspiração de abertura para dar início aos trabalhos. Dessa vez, os participantes foram apresentados ao conceito de rizoma Deleuze e Guattari, e como ele se relaciona à maneira de pensamento não linear. 

De maneira simplificada, trata-se de comparar uma raiz de árvore comum e um rizoma. Enquanto a árvore conta com uma raiz única, principal responsável pelo crescimento do vegetal, o rizoma mais se assemelha a um mapa, com um sistema de caules que, de maneira independente, crescem cada qual na sua direção própria. Um exemplo é a grama, que preenche um amplo espaço, sem depender de uma única ‘fonte’.  

Em um paralelo com formas de pensar, a árvore representa um pensamento mais inflexível, hierárquico, enquanto o pensamento rizomático, oposto do linear, acontece em múltiplas direções e onde há espaço e oportunidade, criando ambientes próprios. 

Dessa forma, para 2022, a ideia é aplicar as características do pensamento rizomático nas atividades desenvolvidas pelo Instituto Alcoa, incentivando cada vez o engajamento e participação de seus colaboradores, parceiros e comunidades. Com isso, pretende-se:

- Aproveitar as múltiplas conexões que podem surgir de maneira orgânica; 

- Encarar com bons olhos as influências entre diferentes pensamentos à medida que entram em contato e se transformam a partir dessa interação;

- Fazer bom uso da multiplicidade de ideias e como esse ambiente diverso criado a partir da interação entre pensamentos. 

Os desafios da educação  

Considerando os desafios impostos pela pandemia, em 2022 o Instituto Alcoa dará continuação às atividades desenvolvidas nos pilares Educação e Geração de Trabalho e Renda com um olhar sensível e atento às demandas das organizações da sociedade civil, da gestão pública e dos demais parceiros que atuam e estão presentes nos territórios. 

A partir do Programa Ecoa, por exemplo, o IA irá apoiar o fortalecimento de gestores públicos e docentes para que consigam enfrentar os desafios trazidos pela Covid-19. Na frente Ecoa Gestão, haverá o desenvolvimento, implementação e controle do planejamento estratégico das secretarias municipais de educação das localidades, que serão focados em quatro eixos: gestão educacional, formação de profissionais da educação, práticas pedagógicas e avaliação e infraestrutura física e recursos pedagógicos.  

Já o Ecoa Formação, composto pelos pilares formação, assessoria, produção de conhecimento e tecnologia educacional, é elaborado a partir das necessidades particulares de cada território, e conta com ações como visitas técnicas às escolas, ciclos de debates, oficinas, participação em seminários, organização e implementação de uma política, entre outras.    

Outros marcos de 2022

Além da maior atenção à atuação no eixo educacional, o Instituto Alcoa também dará continuidade a programas e iniciativas que resultaram em boas experiências. Já está acontecendo, por exemplo, o Programa de Apoio a Projetos Locais, que visa apoiar ações de educação e geração de trabalho e renda desenvolvidas por organizações da sociedade civil, além de diversos programas de voluntariado como ACTIONs e programas de parceria com as organizações Atados e Junior Achievement.  

Duas grandes mobilizações que estrearam em 2021 terão suas segundas edições: o Festival da Cultura Empreendedora, previsto para junho, e a Campanha Educador de Valor, a ser realizada entre agosto e outubro. 

A comunicação do Instituto também contará com novidades: além de dois novos episódios do Podcast Territórios em Rede, o IA ganha, em 2022, uma página no LinkedIn para compartilhar notícias e conteúdos relacionados a suas áreas de atuação. 

"A cada virada de ano, temos o cuidado de dedicar tempo para refletir o que gerou impacto e as rotas que precisam ser ajustadas para planejar o próximo ciclo. E assim tem sido. A inspiração dos rizomas se conectou com nossos propósitos. Nos vemos como indutores de redes que se multiplicam e se conectam cada vez mais de forma orgânica. E nossos programas, projetos e ações pensados para 2022 refletem na prática esse conceito", analisa Tatiana Bizzi, diretora executiva do Instituto Alcoa.