07 de março de 2022

Instituto Alcoa seleciona projetos de educação e geração de trabalho e renda

Edição 2022 do Programa de Apoio a Projetos Locais recebe inscrições das regiões de São Luís (MA), Poços de Caldas (MG) e Juruti (PA) até 15 de abril. 

Edital

A partir do dia 7 de março, organizações da sociedade civil e/ou do poder público podem inscrever projetos comunitários no edital 2022 do Programa de Apoio a Projetos Locais, iniciativa desenvolvida anualmente pelo Instituto Alcoa (IA). 

Podem participar da chamada instituições que realizam projetos conectados às áreas prioritárias de atuação do Instituto Alcoa: educação, com foco em ensino fundamental, e geração de trabalho e renda e empreendedorismo. O IA acredita que esses são campos estruturantes e podem contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa. 

“Acreditamos na capacidade de articulação e na potência da sociedade civil e das comunidades para a retomada do desenvolvimento local. Precisamos fortalecer as parcerias já existentes e criar novos laços para que, juntos, possamos ter uma sociedade menos desigual”, explica Monica Espadaro, gerente de projetos do Instituto Alcoa.

Diversidade 

Considerando sua missão de contribuir para territórios menos desiguais, e para além do próprio Programa de Apoio a Projetos Locais, o Instituto Alcoa também se articula para apoiar, incentivar e promover a criação de espaços diversos e abertos a todas as pessoas. 

Nessa linha, a Alcoa tem investido em algumas experiências, como a AWN (Alcoa Women’s Network) rede que visa a inclusão de mulheres; a EAGLE, rede de apoio ao público LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais, Queer, Intersexo e Assexual); o AWARE (Alcoanos e Alcoanas Trabalhando Ativamente para a Equidade Étnico-Racial), cuja missão é sensibilizar e influenciar a organização para a equidade étnico-racial e o ABLE (Alcoanos e Alcoanas Indo Além de Expectativas Limitantes), grupo de inclusão de pessoas com deficiências (PCDs). 

Por isso, também podem ser inscritas no edital 2022 iniciativas que auxiliem e estimulem o protagonismo de mulheres, grupos étnico-raciais, pessoas com deficiência e do público LGBTQIA+.

Incidência

Serão aceitas propostas de organizações das três grandes regiões onde o Instituto Alcoa atua: Juruti, Óbidos e Santarém, no Pará; Poços de Caldas, Andradas e Caldas, em Minas Gerais e Divinolândia, em São Paulo; e São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar, no Maranhão. 

Todos os anos, o Instituto Alcoa promove oficinas para apoiar a elaboração e submissão de projetos. Na edição 2022, os encontros serão realizados de forma virtual em parceria com o Ficas, organização que acompanha todas as etapas do Programa de Apoio a Projetos Locais. Confira as datas e horários: 

- Poços de Caldas (MG) e região: 7 de março, das 14h30 às 16h

- Juruti (PA) e região: 9 de março, das 14h às 15h30

- São Luís (MA) e região: 10 de março, das 14h30 às 16h

Participe 

Todas as informações referentes ao edital estão disponíveis no regulamento, que pode ser acessado neste link

As inscrições vão até dia 15 de abril e podem ser realizadas no sistema de gestão de projetos, mediante envio de todos os documentos solicitados.