09 de março de 2022

Giro pelos territórios: projeto Elos por Elas forma 130 profissionais para a área da beleza em São Luís

Divulgado mensalmente, o Giro pelos Territórios traz um panorama das ações desenvolvidas nos municípios de atuação do Instituto Alcoa: São Luís (MA), Juruti (PA) e Poços de Caldas (MG). Em fevereiro, o destaque é a ação Elos por Elas, desenvolvida com mulheres da capital do Maranhão. Confira.

 

Projeto Elos por Elas - MA (1)
A primeira etapa de formação profissional do projeto Elos por Elas foi encerrada no mês de fevereiro com a participação de 130 mulheres de diversas regiões de São Luís (MA). No dia 24, todas as alunas - agora profissionais da beleza - receberam os seus certificados.

O projeto busca a inclusão produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade. Para atingir a meta de geração de renda, são ofertados cursos na área de beleza, construção civil, movelaria e empreendedorismo. 

Para a nova etapa de ensino, que terá como tema empreendedorismo, serão selecionadas 50 mulheres. As aulas trarão um panorama sobre o mundo dos negócios, como a elaboração de planos de marketing. As participantes ainda vão concorrer a premiações para iniciar ou melhor estruturar seus empreendimentos. 

Fazem parte desse projeto a Associação Comercial do Maranhão, Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão, Instituto Movimentação Solidária, Ela Faz e a Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de São Luís (AMDES).

Giro pelos territóriosConfira outras ações realizadas nos territórios:

> Nos dias 3 e 4 de março, após o feriado de Carnaval, Otavio Carvalheira,  presidente da Alcoa e do Conselho de Administração do Instituto Alcoa, visitará comunidades apoiadas por projetos e instituições parceiras no município de Poços de Caldas (MG). 

> Mesmo com a população se vacinando contra a Covid-19, o uso de máscaras  continua sendo essencial para proteção contra o vírus. Por isso, nove das dez costureiras que em 2021 participaram do projeto de produção de 15 mil máscaras entregues à Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas (MG) iniciaram, em janeiro deste ano, uma nova etapa do projeto Máscara+Renda: a Escola de Negócio das Artesãs. A ação deriva da parceria entre a Rede Asta e o Instituto Alcoa. 

> Você conhece e sabe utilizar bem o Whatsapp Business? Se a resposta é não, ou se você deseja se aperfeiçoar nesta ferramenta voltada para o dia a dia do seu negócio, o primeiro módulo do Workshop Eu+Digital de 2022 já está aberto para inscrições. O projeto pretende atender 250 pessoas do município de Juruti (PA) e de outras regiões do país. 

No curso, os alunos e alunas vão aprender a potencializar as suas vendas online, iniciar ou melhorar a sua loja no Whatsapp Business, configurar o atendimento automático e a elaboração de catálogo. A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e o Instituto Alcoa são parceiros nesta ação. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link.