16 de dezembro de 2021

Para o Instituto Alcoa, 2021 foi marcado por solidariedade, conexões e conquistas

Doações de recursos para a área da saúde, ações de voluntariado, debates virtuais e lançamento de podcast movimentaram o ano no IA.

IMAGEM RADAR FINAL

2021 certamente ficará marcado nas páginas de história do Brasil e do mundo. O ano em que os brasileiros vivenciaram o ponto alto da pandemia causada pela Covid-19, também foi um período de esperança com o avanço da vacinação. O ano termina com a retomada gradual das atividades econômicas, porém com precauções devido ao surgimento de novas variantes do vírus. 

“2021 foi mais um período desafiador marcado pela pandemia e questões complexas nos campos social, ambiental e econômico”, analisa Otavio Carvalheira, presidente da Alcoa Brasil e do Conselho de Administração do Instituto Alcoa.

Entretanto, mesmo em um cenário adverso, esse período foi  repleto de ações de solidariedade, conexões valiosas e importantes conquistas para o IA. Processos de planejamento são sempre essenciais para qualquer organização, ainda mais durante meses repletos de altos e baixos. 

“Acreditamos que planejar é também escutar, acolher, compartilhar, conectar, cooperar e sonhar. E assim foi: momentos para pensar nas estratégias e realizar atividades de formação com equipes, parceiros e conselhos consultivos de relações comunitárias”, destacou o Instituto em balanço de fim de ano. 

 

 

Confira algumas informações, histórias e aprendizados dessa jornada:

Solidariedade

No primeiro semestre de 2021, mais de 60 organizações submeteram propostas para o edital do Programa de apoio a projetos locais, uma das iniciativas mais importantes do Instituto Alcoa. Desse total, foram aprovados 17 projetos voltados à Educação e Geração de Trabalho e Renda. As iniciativas receberam um apoio financeiro de cerca de R$ 1,9 milhão. 

E em novembro, foi realizado o bate-papo virtual de encerramento da iniciativa PPA Solidariedade, uma união de esforços entre empresas e organizações do terceiro setor da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) para apoiar o poder público a combater os efeitos e impactos da pandemia na região Amazônica. A ação beneficiou mais de 20 mil pessoas. A Alcoa Foundation, a Alcoa Juruti e o Instituto Alcoa fizeram parte da iniciativa apoiando o projeto ‘Juruti contra a Covid-19’, executado pelo Instituto Juruti Sustentável (IJUS). 

“Ao mesmo tempo, com muita empatia e resiliência, o Instituto Alcoa, ao lado de seus parceiros – comunidades, gestores públicos, voluntários e organizações sociais – estabeleceu uma trajetória marcada por muita solidariedade, conexões valiosas e importantes conquistas, contribuindo em iniciativas de Geração de Trabalho e Renda, assim como em Educação, que são causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa”, defende Otavio.

Rede

Além das parcerias nos territórios, o Instituto Alcoa também participou de iniciativas envolvendo articulações institucionais, como é o caso do GIFE, grupo representativo no campo do investimento social brasileiro.

Em abril, foi celebrado um marco importante: o aniversário do Instituto Alcoa. O momento de celebração se transformou em uma oportunidade para reafirmar compromissos e refletir sobre o legado da organização para a sociedade brasileira, sobretudo nas localidades onde a empresa está presente. 

Uma das atividades da programação foi o webinar sobre o tema  'cultura de doação', realizado em abril, e que contou com a participação de um representante de cada uma das três localidades onde o Instituto Alcoa atua.

Comunicação

Toda essa trajetória foi permeada por muita comunicação. Ao longo do ano, todas essas ações e inúmeras outras movimentaram as mídias sociais e o site do Instituto, que  inovou ao lançar novas formas de se comunicar, como o podcast Territórios em Rede. Até agora foram lançados dois episódios que trataram sobre as potencialidades da relação escola-comunidade e juventude e geração de trabalho e renda. 

Além disso, por acreditar no  trabalho em rede e na colaboração, o Instituto Alcoa lançou, também em 2021, um mapa para inserção de todas as organizações parceiras ou beneficiadas por programas e projetos. Somente neste ano  foram mapeadas cerca de 150 organizações. 

Educação

O principal programa de educação do Instituto, o Ecoa, demonstrou ainda mais sua relevância neste período pandêmico no apoio às secretarias municipais de educação, gestores e educadores. 67 escolas participaram do Ecoa Gestão e 28 do Ecoa Formação. 

O Ecoa Gestão acompanhou equipes na implementação do planejamento estratégico e monitoramento dos planos de ação. Formou-se uma rede de colaboração e trocas de experiência, com destaque para o caso entre Poços de Caldas, em Minas Gerais, e Juruti, no Pará, iniciativa que reuniu 402 profissionais da educação.

Já o Ecoa Formação desenvolveu ações voltadas ao diagnóstico, análise e ação pedagógica para diminuir desigualdades educacionais em língua portuguesa, matemática e avaliação, além da realização do segundo Ciclo de Debates, uma série de encontros online com diversos especialistas em educação, promovida conjuntamente com o Cenpec, parceiro de implementação do Ecoa. 

Outro marco foi a campanha Educador de Valor, uma mobilização que envolveu as três regiões onde o Instituto Alcoa está presente e as áreas de influência da Alcoa: Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA). A ação teve como objetivo realizar um amplo processo de reconhecimento público dos educadores e celebrar o papel transformador da profissão docente. 

Ainda neste ano também nasceu o Jogo da Mobilização na Educação, uma ferramenta online para provocar reflexões e mobilizar ações para a melhoria da educação brasileira. 

Empreendedorismo

Uma grande inovação no pilar engajamento aconteceu no mês de julho: o Festival da Cultura Empreendedora. Foram quatro territórios conectados durante três dias de eventos com mais de 750 participantes e 42 palestrantes, além de uma série de atividades culturais. O Festival teve como objetivo ampliar o debate a respeito das oportunidades e desafios quando o assunto é Geração de Trabalho e Renda.

Voluntariado

E para fechar o ano não poderia faltar a vertente de voluntariado. Por meio de uma série de iniciativas, o Instituto Alcoa fortaleceu a cultura da ação voluntária. Cerca de 700 colaboradores se engajaram ao longo do ano em 28 ACTIONs, quatro iniciativas em parceria com a plataforma Atados e no programa da Junior Achievement capacitando jovens para o mundo do trabalho. 

Tudo isso buscou valorizar a inclusão e a diversidade, como a iniciativa do Mural de Histórias e uma atividade voluntária em libras.