15 de dezembro de 2021

Giro pelos territórios: confira como foi o mês de dezembro nas localidades de atuação do Instituto Alcoa

Encerramento dos ACTIONs e eventos solidários marcam o último mês de 2021 em Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA).

 

Giro pelos territóriosDivulgado mensalmente, o Giro pelos Territórios traz um resumo das ações desenvolvidas nos municípios de atuação do Instituto Alcoa. Neste último mês do ano, equipes líderes de relações comunitárias, voluntários e representantes das unidades da Alcoa em Juruti, Poços de Caldas e São Luís contribuíram com doações de brinquedos e alimentos. Houve também o encerramento do Programa Ecoa e ações de solidariedade em virtude do Natal. Confira:

> No dia 17 de dezembro,  ocorreu o encerramento e a certificação do Projeto Vaga Lume, selecionado pelo Programa de Apoio a projetos Locais de 2019. A iniciativa abrangeu as comunidades São Paulo, Urucurana, Tabatinga e Igarapé Açu, em Juruti (PA).   

Com o projeto foram entregues quatro bibliotecas e realizada a formação de 58 mediadores de leitura. O valor doado por meio do projeto foi de cerca de R$ 253 mil. A  ação envolveu a Secretaria Municipal de Educação de Juruti, a Alcoa, e as Escolas Amauri da Silva Moraes, Ana Maria Albuquerque, Mário Francisco Ribeiro e Mário Pereira Filho. 

> Na capital São Luís (MA), o encerramento das atividades do Programa Ecoa ocorreu entre os dias 29 de novembro e 03 de dezembro. O programa envolveu 28 escolas do Ensino Fundamental já inseridas na iniciativa desde 2020, e 39 novas escolas em 2021, totalizando 64 instituições de ensino. A ação tem como objetivo contribuir com a aprendizagem de estudantes do ensino público e o desenvolvimento das competências dos gestores escolares.

> Em encontro realizado no dia 7 de dezembro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas (MG), o Instituto Alcoa encerrou as atividades de 2021 do Programa Ecoa Gestão. Durante o evento, os participantes avaliaram os resultados do ano, elaboraram o planejamento da Secretaria de Educação para 2022 e conheceram a vencedora do Reconhecimento de Boas Práticas, Ana Maria Lobo, diretora da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari. O Programa Ecoa é realizado na região desde 2014.

> Ao longo da primeira quinzena de dezembro, os voluntários da Alcoa em Poços de Caldas se mobilizaram para arrecadar doações em dinheiro para a compra de 160 brinquedos, que foram destinados a  crianças de cinco meses a seis anos do Centro de Educação Infantil Mariinha. A entrega dos presentes ocorreu na semana do Natal.

> Já no bairro Estiva, em São Luís (MA), voluntários da Alcoa, com a contribuição da União de Moradores da Estiva, entregaram brinquedos para 80 crianças.

ACTIONS

> O ACTION Papai Noel Solidário envolveu a Associação dos Pequenos Produtores do Centro Integrado de Anajatiua e 16 voluntários da Alcoa em São Luís (MA) no dia 1º de dezembro. Foram entregues brinquedos e realizadas atividades de recreação como pintura no rosto para cerca de 70 crianças.

> Também em São Luís foi realizado, no dia 4 de dezembro, o ACTION Olimpíada Solidária. Com a participação de 90 voluntários, ocorreram atividades de corrida, natação, jogo de dama, tênis de mesa e vôlei. Os voluntários doaram 140 kg de alimentos para a comunidade de Portinho. A ação envolveu o Instituto Alcoa e o Instituto Vida e Saúde.

> Ainda no dia 4 de dezembro, véspera do Dia Internacional do Voluntário, os voluntários da Alcoa Poços de Caldas (MG) realizaram o 9º e último ACTION de 2021. A ação beneficiou 160 crianças e colaboradores da Creche Sueli Raimundo Gonçalves, de Divinolândia (SP). Os voluntários se dedicaram a pinturas no pátio da instituição e montaram um jardim sustentável de pneus. A creche receberá a doação de R$ 10 mil do Instituto Alcoa.