26 de novembro de 2021

Giro pelos territórios: confira como foi o mês de novembro nas localidades de atuação do Instituto Alcoa

ACTIONs e eventos solidários marcaram o penúltimo mês de 2021 em Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA).

Giro pelos territóriosDivulgado mensalmente, o Giro pelos Territórios apresenta um resumo das ações desenvolvidas nos municípios de atuação do Instituto Alcoa. Em novembro, equipes líderes de relações comunitárias, voluntários e representantes das unidades da Alcoa em Juruti, Poços de Caldas e São Luís estiveram envolvidos na realização de ACTIONs, bazar virtual, plantação de mudas e de várias outras ações. Confira:

>O Instituto Alcoa, em parceria com a Interação Urbana, realizou, no dia 23 de novembro, a primeira edição do “Reconhecimento Ecoa Gestão – Melhores Práticas”. O objetivo do projeto é fortalecer e valorizar o trabalho de gestores que buscam oferecer as condições básicas necessárias para o desenvolvimento dos projetos voltados às novas práticas pedagógicas.

Na Secretaria Municipal de Educação de Juruti (PA), foram reconhecidas quatro práticas, sendo premiadas com um kindle (leitor digital) e outras lembranças. Confira os projetos e os seus autores reconhecidos: 

Rosimário da Silva Ribeiro: Tecnologias Digitais a serviço da Educação Escolar, Escola Mário Francisco Ribeiro;

Kellyane Araújo Lima Bentes: Projeto Ecocultural - resgatando a cultura amazônica e construindo uma consciência de preservação, da Escola Elza Albuquerque de Lima;

Lecilia Gomes do Nascimento: Projeto Ambiental - A Covid-19 e os desafios da educação ambiental na zona urbana de Juruti, da Escola Maria da Saúde Pinheiro Cunha;

Obadias de Souza Bruce: Valorizando a participação dos servidores no contexto escolar, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rosa de Sarom.

> No município de São Luís (MA), na Unidade de Educação Básica José G. Amaral Raposo, ocorreu, no dia 4 de novembro, o encerramento do projeto Carta e Mentoria, no qual jovens e voluntários trocam cartas com a temática carreira e mercado de trabalho. Com duração de seis semanas, a ação envolveu 28 jovens da comunidade, 28 voluntários e membros da ONG Atados.

> O Instituto Alcoa e a Rede Asta promoveram, no dia 25 de novembro, o Bazar Virtual Pertinho de Casa. O principal objetivo da ação foi gerar renda e divulgar o trabalho de sete costureiras que participaram das edições 2020 e 2021 do projeto Máscara + Renda, que atendeu mulheres da zona sul de Poços de Caldas (MG). O Bazar foi realizado por meio de um grupo fechado no WhatsApp.

> No final de outubro, dia 28, mais uma Floresta de Bolso começou a nascer em Poços de Caldas, agora no campus da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais. Em sua quarta edição, os voluntários e parceiros plantaram cerca de 400 mudas de 38 espécies nativas da região. O projeto é uma parceria da Associação Poços Sustentável (APS), American Forests e Alcoa Foundation, por meio do programa Partnership for Trees (em tradução livre, Parcerias para Árvores), além da Prefeitura Municipal e Departamento Municipal de Eletricidade. A ação tem como objetivo plantar árvores nas localidades onde a Alcoa tem operação. 

> No dia 18 de novembro, o presidente da Alcoa Brasil e do Conselho Administrativo do Instituto Alcoa, Otavio Carvalheira, visitou a Associação Beneficente de Apoio à Comunidade (ABACO), situada no município de Poços de Caldas (MG), próxima à fábrica da Alcoa. A organização é parceira do Instituto.

ACTIONs

> O 6º ACTION em São Luís (MA) foi encerrado no dia 11 de novembro no Centro de Ensino Prof. Mário Martins Meireles, localizado na região de Mangue Seco. 27 voluntários participaram da ação que beneficiou cerca de 110 alunos do ensino médio. Os estudantes tiveram três aulas online e mentoria por meio do aplicativo WhatsApp sobre o futuro do trabalho.

> Também na capital maranhense, no dia 25 de novembro, aconteceu o 7º ACTION no Asilo e abrigo de Mendicidade, envolvendo 21 idosos e 40 voluntários e estagiários. Foram realizados exercícios de alongamento, oficinas de jogos e pintura, mensagens de aconselhamento aos idosos e entrega de kits de higiene pessoal.

> Já na cidade de Poços de Caldas, o 8º ACTION, realizado nos dias 19, 21, 26 e 27 de novembro, reuniu voluntários da Alcoa em prol da Ação Reciclar, cooperativa de coleta, triagem e comercialização de materiais recicláveis do município. Os voluntários conheceram melhor a cooperativa e participaram de uma capacitação para se preparar para as próximas etapas, realizadas na Escola Municipal Edir Frahya, onde foi promovido um bate-papo com os alunos sobre materiais recicláveis e sobre a importância de visibilizar esse trabalho de grande impacto para a sociedade e meio ambiente. 

 > E com o Natal chegando, na primeira quinzena de dezembro, os voluntários da Alcoa em Poços de Caldas buscam arrecadar doações em dinheiro para a compra de brinquedos para crianças com idade entre cinco meses e seis anos do Centro de Educação Infantil Mariinha.