26 de novembro de 2021

Engajamento comunitário é traço marcante da atuação do Instituto Alcoa junto às atividades operacionais

Para Necilton Marinho, gerente das operações de porto e ferrovia da unidade da Alcoa em Juruti (PA), a atenção com a segurança das operações, bem como o engajamento dos colaboradores e o voluntariado são marcas da cultura da empresa. 

 

Necilton 02O início da trajetória profissional na Alcoa casou perfeitamente com os planos pessoais de Necilton Marinho de participar de um projeto ‘do zero’. 

Em 2007, ele foi contratado para atuar nas operações de porto e ferrovia em Juruti, no Pará, e essa oportunidade de crescer junto com o projeto foi o que mais o encantou e motivou a aceitar a proposta. Necilton pôde acompanhar a construção do empreendimento e, ao mesmo tempo, prepará-lo para iniciar as operações de mineração, com contratação e formação de pessoal. 

O gerente comenta que, desde o início, o Instituto Alcoa esteve presente no território com a realização de ACTIONs e outras ações para envolver a comunidade local e os colaboradores. “Quando o Instituto fazia as iniciativas, era uma coisa que encantava todo mundo na operação. E quando cada área ficava responsável por ir até a comunidade e realizar algum ACTION, era um dia todo especial, que ficávamos recordando depois.” 

Parceria e união de esforços

Ao longo dos 14 anos em que Necilton é colaborador da Alcoa, ele reforça a preocupação da empresa e do Instituto em desempenhar as atividades com segurança e promover impactos sociais positivos nas comunidades onde as operações estão instaladas. 

“O Instituto desempenha um trabalho em parceria com a empresa. Enquanto nós estamos atentos e preocupados com as questões de segurança que envolvem nossas atividades no dia a dia - já que atuamos na Amazônia -, o Instituto Alcoa está sempre atento às questões de suporte social à comunidade a partir de programas, projetos, parcerias com prefeituras e representações locais.” 

Desenvolvimento comunitário 

Necilton 06Essa atenção às necessidades específicas do local também foi acompanhada de perto por Necilton. Vindo de outra região do país para atuar em Juruti, ele e sua família tinham dificuldades de encontrar alimentos de hortifruti para consumo. Foi aí que descobriram que o IA desenvolvia parcerias junto à comunidade local e apoiava a agricultura familiar. 

O gerente, juntamente com sua esposa e filhos, visitou hortas e plantações e teve a oportunidade de ver como a iniciativa impactava a vida da comunidade e também das famílias responsáveis por esse cultivo. 

Além disso, ele comenta que esse envolvimento entre comunidade e negócio também acontecia e era estimulado em outras frentes. Muitos colaboradores da Alcoa, por exemplo, compareciam às escolas da região depois de seu horário de trabalho para ajudar no reforço escolar em disciplinas como matemática, geografia e língua portuguesa. 

“Eu poderia falar de muitas ações, pois a participação do Instituto juntamente às atividades operacionais é um pilar muito forte que sempre me marcou muito. Em 2000, já ouvíamos falar de exemplos de voluntariado, mas era uma coisa incipiente e pontual. Mas quando cheguei na Alcoa, vi todo um histórico de trabalho com a comunidade em programas permanentes que existem até hoje”, comenta o gerente. 

Necilton 01Impacto familiar 

Necilton explica que ser colaborador da Alcoa também permitiu que ele desenvolvesse projetos pessoais com apoio do Instituto e da empresa. Além disso, a participação nos ACTIONs ao longo dos anos foi algo que marcou a vida de sua família. “O Instituto Alcoa conseguiu despertar não só em mim, mas na minha esposa e nos meus filhos, essa percepção da importância das ações sociais e de voluntariado. Esse é um legado que eu não esqueço.”