28 de outubro de 2021

Inclusão e diversidade: Iniciativas voltadas a mulheres estão presentes nos territórios de atuação do Instituto Alcoa

 Ações envolvem projetos de apoio às microempreendedoras, assim como de acolhida e orientação a meninas em situação de vulnerabilidade.

*Esta série tem como objetivo abordar as áreas de diversidade e inclusão da Alcoa, que se estendem à atuação do Instituto Alcoa por meio de seu Programa de Apoio a Projetos Locais e programas de voluntariado.

Mulheres

A AWN (do inglês Alcoa Women’s Network, a Rede de Mulheres da Alcoa) foi criada com o objetivo de fortalecer a inclusão e participação de mulheres na empresa. 

Miriam Morishima, EHS Superintendent Smelter da Alumar e líder da AWN no Brasil, explica que a Rede de Mulheres e o Instituto Alcoa atuam em parceria com o intuito de impactar positivamente as comunidades e seus entornos. Projetos como Dona’s, Elas por Elas e Transformando Vidas, voltados ao público feminino, são algumas das ações que acontecem nas localidades de atuação da companhia: Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA).

A líder entende que especialmente as colaboradoras da Alcoa são disseminadoras dessas experiências e aprendizados possibilitados pelas ações. “Destaco, por exemplo, as diversas palestras virtuais que a AWN realizou sobre saúde da mulher com a participação da Dra. Lilian Brandão.”

Em virtude do Outubro Rosa,  a Rede de Mulheres da Alcoa organizou um espaço especial na unidade de Juruti (PA) para receber doações de cabelos e lenços, que serão destinados ao Hospital Aldenora Bello, no estado do Maranhão. A ação tem como principal objetivo alertar para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e apoiar mulheres que estão passando pela fase de quimioterapia.

Conheça abaixo mais detalhes dos projetos realizados em parceria com a AWN no Brasil.

Projeto Dona’s

Donas 01Em 2019, o projeto Dona’s foi uma das iniciativas apoiadas pelo Instituto Alcoa no âmbito do Programa de Apoio a Projetos Locais. No ano passado, 69 empreendedoras de Juruti aderiram ao projeto. A ação foi coordenada pelo Instituto Juruti Sustentável (IJUS) em parceria com o Instituto Consulado da Mulher e voluntários da Rede de Mulheres Alcoa.

“Poder observar a aproximação das alunas a temas de empoderamento feminino que vão além dos cursos nos demonstra a força que essas temáticas têm em promover melhorias nos indicadores psicossociais e de renda dessas beneficiárias”, analisa Bárbara Espínola da Almeida, representante de Relações Comunitárias da Alcoa Juruti. 

Enquanto participante, a artesã Erica Letícia Moutinho Silva afirma que cada aula, vídeo e atividade que a tutora do projeto apresentava a ajudou a administrar o seu próprio negócio e entender um pouco mais sobre empreendedorismo. “A parte mais interessante foi sobre precificação porque aprendi a valorizar mais a minha produção.”

Elas por Elas

Criado em 2015 a partir do programa Maria Cinderela para acolher e orientar meninas em situação de vulnerabilidade, o projeto Elas por Elas é uma iniciativa da Associação de Promoção Humana e Ação Social (APHAS). Desenvolvida na região de Poços de Caldas (MG), a ação visa capacitar lideranças femininas para acolher, orientar e incentivar a autonomia financeira de meninas e mulheres.

Uma das idealizadoras do Maria Cinderela e do projeto Elas por Elas, Marilda D’Ambrosio, explica que a ideia das ações sempre foi impulsionar as mulheres para que formem uma rede de empoderamento e que lutem contra a desigualdade de gênero, principalmente com relação à renda da mulher.

Maria Cristina Gonçalves, consultora de assuntos institucionais da Alcoa América Latina, destaca que os temas de inclusão e diversidade são extremamente estratégicos para a companhia. “Com certeza essa parceria do ‘Elas por Elas’ e APHAS via Instituto Alcoa reforça esse nosso valor e fortalece a comunidade, pois essas mulheres estão mais empoderadas para transformar suas histórias e os territórios em que estão presentes.” 

Transformando Vidas

Já em São Luís (MA), o Transformando Vidas consiste em um projeto de capacitação de jovens meninas e mulheres entre 19 e 29 anos em corte, costura e estamparia para contribuir com sua formação integral e incentivar a inserção no mundo do trabalho.

A ação acontece em parceria com colaboradores e parceiros do Centro Educacional Profissional do Coroadinho (CEPC), que tem como missão contribuir para o desenvolvimento profissional, educacional e social de crianças, adolescentes, jovens e adultos do Maranhão com atividades socioeducativas, inovadoras e sustentáveis. 

Esperamos a melhoria da situação financeira dessas mulheres, para que possam gerar renda e dar condições de vida melhores para seus filhos. Além disso, os resultados também se estendem ao CEPC, pois esperamos que, entre as 120 mulheres formadas, algumas fiquem trabalhando na instituição”, aponta Maria de Jesus Lopes Silva, presidente do CEPC.

DiversidadeSaiba mais 

Esta reportagem faz parte da série Redes Alcoa, que tem como objetivo abordar as áreas de diversidade e inclusão da Alcoa, que são parceiras na atuação do Instituto Alcoa por meio de seu Programa de Apoio a Projetos Locais e iniciativas de voluntariado. A primeira matéria da série, sobre a EAGLE, rede de apoio ao público LGBTQI+ está disponível neste link