28 de outubro de 2021

Giro pelos territórios: confira como foi o mês de outubro nas localidades de atuação do Instituto Alcoa

ACTIONs e eventos que  marcaram o mês das crianças movimentaram voluntários e comunidades em Juruti, Poços de Caldas e São Luís.

Giro pelos territórios

Divulgado mensalmente, o Giro pelos Territórios traz um apanhado das ações desenvolvidas nos municípios de atuação do Instituto Alcoa.

Em outubro, equipes líderes de relações comunitárias, voluntários e representantes das unidades da Alcoa em Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA) estiveram envolvidos na realização de ACTIONs e atividades voltadas ao mês das crianças. Confira.

Mês das crianças

➜ No mês das crianças, colaboradores da Alcoa em São Luís (MA) realizaram a arrecadação de brinquedos para doação. A entrega dos presentes foi realizada às crianças das comunidades Matinha do Rio Grande, Mata de Itapera, Matinha, Estiva e Maracanã.

➜ Em Poços de Caldas (MG), aconteceu a inauguração da Brinquedoteca e do Solarium da Enfermaria da Pediatria da Santa Casa do município. O projeto foi realizado com recursos de um dos ACTIONs realizados em 2020.

 

ACTIONs

➜ Em São Luís (MA), o tema do 6º ACTION de 2021 foi “O futuro do trabalho” e beneficiou jovens do Centro de Ensino Professor Mario Martins Meireles, da comunidade de Mangue Seco, com conhecimentos sobre trabalho e carreira. Em parceria com o programa Junior Achievement, colaboradores da Alcoa no município ministraram aulas remotas e acompanharam os jovens em suas jornadas de aprendizado.

➜ O 7º ACTION de Poços de Caldas (MG) beneficiou crianças de 6 a 12 anos do Centro de Amparo à Criança Andradense (CACA), com bate-papos sobre reciclagem, oficinas de artesanato para fazer brinquedos e jogos sobre educação financeira.

➜ O 8º ACTION de Poços de Caldas (MG), que também aconteceu em outubro, beneficiou a Ação Reciclar, cooperativa de coleta de materiais recicláveis, com capacitação aos cooperados sobre divulgação e conscientização do trabalho de coleta e reciclagem. A atividade contou ainda com um workshop sobre reciclagem para alunos da Escola Municipal Edir Frahyia.

➜ Em Juruti (PA), o 7º ACTION do ano beneficiou a Associação Beneficente e Promocional Paz (ABEP) com palestras sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama no contexto do Outubro Rosa. A ação incluiu ainda palestras para famílias e professores da Escola Municipal de Ensino Infantil Cristã Paz sobre uso das tecnologias na educação, saúde mental do educador e uso da tecnologia na educação infantil. O valor doado pelo Instituto Alcoa será usado na reforma de uma sala de aula da escola.