23 de setembro de 2021

Engajamento social marca vida de colaboradora Alcoa há mais de 20 anos


WhatsApp Image 2021-09-21 at 16.38.14 (1)Com o pai ex-colaborador da Alcoa, Nayara Freire, membro da Equipe Líder de Relações Institucionais da Alcoa de Poços de Caldas, acompanha ações do IA desde jovem 

 

Mensalmente, o Histórias que Inspiram retrata as histórias de vida de colaboradores, voluntários, representantes de organizações beneficiadas, líderes comunitários e outros atores fundamentais que se conectam com a trajetória do Instituto Alcoa e a fazem ainda mais especial.

 

Desde quando deu início às atividades no Brasil em 1990, o Instituto Alcoa incentiva o engajamento de seus colaboradores em agendas e pautas da comunidade, como uma forma de reforçar a importância dessa participação social. De lá para cá, são mais de 30 anos de atuação, durante os quais milhares de pessoas já passaram pelo quadro de funcionários da Alcoa. 

Por isso, em alguns casos, a tradição de voluntariado e participação pode passar dos pais para os filhos. É o caso de Nayara Freire, membro da Equipe Líder de Relações Institucionais da Alcoa de Poços de Caldas, em Minas Gerais. Nayara conta que, por seu pai ter sido colaborador da Alcoa, ela acompanha os trabalhos da empresa, bem como participa de ACTIONs há mais de 20 anos. 

Esse histórico incentivou que ela seguisse carreira enquanto uma alcoana. Em 2013, foi uma das selecionadas para integrar o quadro de funcionários enquanto aprendiz a partir de sua participação em um curso do Senai. Em 2018, veio a efetivação enquanto colaboradora. 

Participação em ACTIONs

Desde 2018, Nayara conta que tem participado de ações, ACTIONs e outras propostas da empresa e do Instituto. Em 2019, foi convidada para integrar a ELRI de Poços, oportunidade que possibilitou um mergulho mais profundo nas iniciativas desenvolvidas pelo Instituto Alcoa. 

“A Campanha de Natal realizada em 2020 foi uma das ações que mais me marcou. Nós arrecadamos brinquedos e livros, que foram doados para a AACD de Poços de Caldas, e poder participar da organização e separação das doações me marcou muito”, explica. 

WhatsApp Image 2021-09-21 at 16.38.15 (2)

Além disso, ela também ressalta outras iniciativas, como aquelas que envolvem a promoção de inclusão e contato com estudantes. Uma dessas foi o Mural de Histórias, ação lançada pelo IA em parceria com a plataforma de voluntariado Atados, com o objetivo de promover trocas e conversas entre voluntários e mulheres, pessoas negras, LGBTQI+ e PCDs (pessoas com deficiência) e, a partir disso, transformar as histórias em cartazes. 

“Outra ação que tivemos foi o Histórias da Vida. Em parceria com uma escola, os voluntários trocaram cartas e vídeos com os estudantes. Vários temas foram abordados. A aluna com quem me correspondi, por exemplo, não quis focar somente em carreira, então falamos de vários assuntos: estudos, livros, curiosidades”, conta Nayara. 

 

Influência da Alcoa 

Por participar das ações e propostas da Alcoa há bastante tempo, Nayara consegue ter uma visão panorâmica da importância dos trabalhos desenvolvidos pela instituição, com destaque para o pilar de educação do Instituto Alcoa. “Nas conversas que temos, no início do ano vimos os índices do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] e eles estão baixíssimos se comparados ao patamar que deveriam estar. Tentar subir essa porcentagem é um dos pontos marcantes das ações do IA, e esse é um trabalho importante não só na Alcoa Poços, mas também nas outras localidades do Brasil”, explica Nayara. 

Ela explica que é possível observar a importância do trabalho desenvolvido pelo retorno que os professores das escolas dão depois da realização dos ACTIONs. 

WhatsApp Image 2021-09-21 at 16.38.15      WhatsApp Image 2021-09-21 at 16.38.15 (1)

Além disso, o incentivo ao voluntariado, característico da empresa, é uma forma, segundo Nayara, de conciliar tanto a diversificação do trabalho, como o apoio e trabalho social. “Às vezes ficamos o dia todo focados no que precisamos fazer profissionalmente. Então essa mudança de foco nos ajuda por fazermos algo diferente, e conseguimos passar isso para a sociedade.” 

Para a colaboradora, esse tipo de iniciativa gera uma rede de mudanças e uma cultura nas localidades. No caso do Programa de Apoio a Projetos Locais, por exemplo, as pessoas ficam esperando pela abertura de um novo edital para que possam divulgar as ações que desenvolvem. “O trabalho da Alcoa e do IA é importante e precisamos continuar incentivando a participação de mais colaboradores, assim como a comunidade geral. Quanto mais fizermos, mais pessoas conseguiremos alcançar”, completa.