23 de setembro de 2021

Ações da Alcoa na área de diversidade e inclusão chegam aos territórios por meio do Instituto Alcoa

Estratégia da empresa conta com redes voltadas à promoção de equidade relacionada a gênero, raça, pessoa com deficiência e orientação sexual.

Pexels-photo-1153895

*Esta série tem como objetivo abordar as áreas de diversidade e inclusão da Alcoa, que se estendem à atuação do Instituto Alcoa por meio de seu Programa de Apoio a Projetos Locais.

 

Com o objetivo de promover diversidade e inclusão, a Alcoa criou a AWN (Alcoa Women’s Network) rede que visa a inclusão de mulheres; a EAGLE, rede de apoio ao público LGBTQI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais, Queer, Intersexo e Assexual); o AWARE (Alcoanos e Alcoanas Trabalhando Ativamente para a Equidade Étnico-Racial), cuja missão é sensibilizar e influenciar a organização para a equidade étnico-racial e o ABLE (Alcoanos e Alcoanas Indo Além de Expectativas Limitantes), grupo de inclusão de pessoas com deficiências (PCDs).

Essas iniciativas fazem parte de um plano extenso de ações da Alcoa destinadas a combater o preconceito e a promover a equidade. Em junho de 2020, a instituição foi reconhecida como Melhor Empresa em Diversidade no setor de Siderurgia e Mineração na segunda edição do Guia Exame de Diversidade - elaborado pela Revista Exame em parceria com o Instituto Ethos -, com três dos quatro quesitos classificados como “acima da média”: Gênero, LGBTQI+ e PCD.

Para Ana Claudia Vilas Boas, gerente de Talent Management and Diversity & Inclusion da Alcoa, é importante a diversidade de pensamentos, culturas, etnias, deficiências e outras singularidades no ambiente organizacional.

“Isso permite que a empresa se torne mais plural e atinja melhores resultados. Dentre os benefícios, podemos observar melhora na atratividade de profissionais, formação de equipes mais criativas e engajadas e aumento do senso de pertencimento dos colaboradores.”

Para a gerente, o papel das empresas na construção de um ambiente plural e inclusivo começa com seus colaboradores internos e, naturalmente, vai ganhando mais espaço e se expandindo para as comunidades. “Como empresa, queremos promover a inclusão de todas as pessoas, em todos os lugares e espaços.”

Ana Claudia comenta ainda a importância dos líderes nessa jornada. “A Alcoa espera que cada um demonstre, diariamente, comportamentos inclusivos, como buscar novas ideias, escutar ativamente, conectar-se com as propostas das pessoas e intervir ativamente quando necessário”, explica.

 

Diversidade e Inclusão para além dos colaboradores 

Amanda Aragão, líder da área de atração e seleção da consultoria Mais Diversidade, pontua que é preciso conceituar os termos.

“Apesar de serem palavras que andam juntas, não estamos falando da mesma coisa. Diversidade diz respeito às diferentes características, sejam elas relacionadas a gênero, raça, orientação sexual, deficiências, gerações, entre outros fatores, e a diversidade é o que nos faz pessoas únicas.”

Para a especialista, a empresa deve dialogar diretamente com a realidade do país onde atua. “Nossa sociedade é estruturalmente racista e LGBTfóbica e, algumas vezes, mesmo que inconscientemente, pessoas desses grupos não são consideradas. À medida que uma empresa se dá conta de que suas equipes não refletem a pluralidade da sociedade, é hora de fazer diferente. Garantir que haja diversidade significa não só que uma pessoa será contratada por ser negra ou LGBTI+, mas também que ninguém deixará de ser contratado por fazer parte desses grupos.”

Além de atuar internamente e ter projetos sobre diversidade para os colaboradores, Amanda reforça a necessidade de olhar além. “As empresas são uma das engrenagens de mudança social e têm grande influência nesse processo. Promover reflexões e ações concretas é uma forma de influenciar positivamente e oferecer novas referências para a sociedade, que sabemos que ainda necessita evoluir em diversos aspectos.”

 

Programa de Apoio a Projetos Locais

Uma das principais iniciativas do Instituto Alcoa para contribuir com o desenvolvimento dos territórios onde a Alcoa está presente e levar seus valores de diversidade e inclusão, o edital 2021 do Programa de Apoio a Projetos Locais recebeu inscrições de ações desenvolvidas por organizações da sociedade civil e/ou do poder público nas frentes prioritárias do IA: Educação e Empreendedorismo e Geração de Trabalho e Renda.

Entre os projetos selecionados está o “Circuito de Empreendedorismo da Diversidade”, da Associação Folclórica Bumba Meu Boi de Orquestra Lendas e Magias do Centro Histórico de São Luís. Jefferson Taylor, idealizador e coordenador da iniciativa, explica a importância desse apoio para o público LGBTQI+.

“Não temos nenhuma política no Maranhão voltada a esse público e, durante a pandemia, a situação ficou ainda mais difícil. Pessoas LGBTQI+ tiveram que se reinventar, trabalhando por conta própria, e o projeto existe para aperfeiçoar ainda mais esse empreendedor e ajudá-lo a permanecer no mercado de trabalho, se formalizando, aprendendo técnicas de vendas e gerenciamento de seu negócio”, conta.

O projeto irá percorrer dez bairros periféricos de São Luís, atendendo a trinta alunos por região. “Eles irão passar pelo processo de formação durante uma semana e poderão expor seus produtos em uma feira na comunidade”, comemora Jefferson.