30 de agosto de 2021

Dia Nacional do Voluntariado reforça a importância de doar tempo e atenção

Iniciativas do Instituto Alcoa mostram o poder transformador de ações de voluntariado nos territórios

Dia nacional do voluntariado

28 de agosto marca o Dia Nacional do Voluntariado. A data é celebrada todos os anos e mostra a força e importância da participação, mobilização e do engajamento social  para o desenvolvimento e  transformação efetiva de comunidades e territórios. 

A frente de engajamento do Instituto Alcoa realiza iniciativas de voluntariado como os ACTIONs e parcerias com outras organizações sociais nos territórios onde a Alcoa está presente.

Os ACTIONs consistem em  ações diversas realizadas por grupos de colaboradores da Alcoa, alinhadas, prioritariamente, às áreas de educação e geração de renda, em prol  de organizações, escolas e espaços públicos. Além da dedicação voluntária dos colaboradores, as instituições são beneficiadas com doações.

Outras inciativas em parceria com o Atados, plataforma que conecta pessoas interessadas em ser voluntárias com demandas de organizações da sociedade civil (OSCs), são realizadas para engajamento dos colaboradores da empresa, como  os projetos Mural de Histórias e  Carta e Mentoria, que incentivam a troca de experiências entre jovens e voluntários e o compartilhamento de sonhos de crescimento pessoal e profissional.

"O voluntariado promove a participação, a solidariedade e a empatia. As pessoas  desenvolvem um olhar social, participam ativamente de mudanças e se propõem a atuar diretamente nos problemas sociais, além de promoverem o controle das instituições democráticas”, explica Daniel Assunção, fundador do Atados.

Voluntariado na pandemia 

Atualmente, as iniciativas de voluntariado acontecem, em boa parte, de maneira virtual ou híbrida. Assim, mesmo com a pandemia de Covid-19, foi possível fortalecer vínculos e a cultura de doação nos seus variados formatos: doação de recursos,  tempo,  talentos ou de afetos. 

Daniel afirma que para incentivar o voluntariado são necessárias  mais ações criativas, fáceis e acessíveis que inspirem as pessoas a conhecer uma nova realidade. “Muitos brasileiros têm a visão de que voluntários doam tempo ‘sem nada em troca’”. 

Para ele, o voluntariado significa  troca e, por isso, ações que promovem esse olhar desde a comunicação até a realização da ação são as que mais engajam. “Entendo que o voluntariado aliado a habilidade técnica, boa gestão e impacto social tem um enorme impacto ainda pouco explorado, que pode alterar a visão das pessoas, empresas e da sociedade como um todo.”

O voluntariado como cultura entre colaboradores Alcoa 

Ao longo de sua trajetória, o Instituto Alcoa consolidou um legado na agenda de participação e voluntariado com o desenvolvimento de diversos programas de incentivo ao engajamento dos colaboradores da Alcoa.  Todos os anos, eles doam seu tempo, talento, conhecimentos e experiências e, com isso, transformam a vida de centenas de pessoas.

“A participação dos funcionários é muito importante, expressiva e genuína, além de transmitir uma mensagem mais forte e mostrar a participação da empresa como uma organização cidadã”, comenta Helder Teixeira, diretor executivo de operações na Alumar, em São Luís, no Maranhão. 

O diretor conta que já ouviu muitos voluntários comentando que,  depois que participam de alguma ação, se envolvem e não querem deixar de se engajar mais. “É algo que contagia pelo fato de sabermos que estamos ajudando outras pessoas da comunidade.”

Diante do relato de Helder, fica claro que o papel dos funcionários da Alcoa que atuam como voluntários é fundamental para o engajamento das comunidades nos territórios.  Keila Tavares da Silva, assistente financeira e voluntária nas atividades do Instituto Alcoa, concorda. “Eu nasci e cresci em Juruti, no Pará, e, para mim, o voluntariado é uma forma de ajudar a minha comunidade e a sociedade.”

Para a assistente,  uma ação marcante foi realizada em 2020, durante a pandemia. “Fomos até uma comunidade rural em Juruti que tem dificuldades no  acesso à comunicação. O objetivo era levar informações sobre a pandemia, distanciamento social e utilizar as redes sociais a nosso favor. Criamos um grupo de WhatsApp e conseguimos engajar os moradores e professores do território.”