30 de julho de 2021

“A Alcoa entende nossas necessidades e está sempre pronta para ajudar”

Pilar Castro Staut, cirurgiã e diretora administrativa da Santa Casa de Andradas, em Minas Gerais, reforça a importância do apoio da empresa, sobretudo diante da pandemia. 

 

Design sem nome (1)

Mensalmente, o Histórias que Inspiram retrata as histórias de vida de colaboradores, voluntários, representantes de organizações beneficiadas, líderes comunitários e outros atores fundamentais que se conectam com a trajetória do Instituto e a fazem ainda mais especial. 

Todos sabem que os profissionais da saúde, estejam trabalhando ou não na linha de frente no combate à Covid-19, são exemplos de altruísmo. Neste mês, o Histórias que Inspiram conta a trajetória da cirurgiã Pilar Castro Staut, diretora administrativa da Santa Casa de Andradas, em Minas Gerais, entidade apoiada pela Alcoa. 

Natural de Bogotá, na Colômbia, Pilar casou-se com um andradense. Depois de morarem por um tempo na Colômbia a trabalho, o casal de médicos decidiu mudar-se para Andradas, ao que Pilar foi convidada a conhecer a Santa Casa. “Quando chegamos aqui, me procuraram e convidaram para conhecer o hospital. Eu aceitei, disse que iria ajudar, e é nesse ‘eu ajudo’ que a gente se apaixona pela entidade. Estou aqui desde então.” 

Sua relação com o Instituto Alcoa começou logo depois que começou a trabalhar na Santa Casa, há quase quatro anos. A primeira doação oficial que recebeu como administradora da entidade foram respiradores para a unidade de terapia semi-intensiva. Pilar relembra como foi grande a emoção de receber uma doação tão simbólica, uma vez que os respiradores representam praticamente a imagem da pandemia do novo coronavírus. 

“Foi uma imensa sensação de gratidão porque naquela época, eu começava a conhecer as dificuldades da entidade, e ver que uma empresa do tamanho e da seriedade da Alcoa estava nos dando a mão foi muito bom. São coisas que nos impactam e que sempre levamos no coração por nos lembrar das dificuldades que um dia enfrentamos."  


Prontidão e urgência do apoio 

Pilar historias que inspiram 2Apesar de a doação dos respiradores ter acontecido em um tempo em que ninguém imaginava que o mundo passaria por uma pandemia, Pilar reforça que sempre que é necessário, o apoio da Alcoa acontece de forma imediata e profissional. 

A receita do hospital sempre foi um tema delicado. Por isso, a cirurgiã conta que a equipe administrativa tem buscado formas de tornar a entidade autossustentável, com novas fontes de receitas. Um caminho para isso é a oferta de novos serviços. A reforma do centro cirúrgico já está aprovada, há um estudo em andamento sobre a realização de partos humanizados e, no ano passado, a entidade adquiriu um aparelho de tomografia computadorizada. 

Ela reforça que pedidos de apoio para esses novos projetos são sempre bem recebidos pela Alcoa. “Quando a Alcoa nos perguntou no que poderia ajudar diante da pandemia, solicitamos um ultrassom para que pudéssemos ver as patologias pulmonares e também usá-lo na parte obstétrica e de urgência. Tivemos uma boa acolhida quando apresentamos o projeto porque a empresa entendeu nossa necessidade não só diante da pandemia, mas também para outros serviços e para termos uma receita extra”, explica Pilar. 

Acolhimento e confiança 

Para Pilar, essas duas palavras - acolhimento e confiança - representam sua relação pessoal e profissional com a Alcoa e o IA. Segundo a cirurgiã, a relação do Instituto com a região e as instituições da comunidade, como é o caso da Santa Casa, é de grande importância por se tratar de uma empresa sólida, que está sempre disponível para ajudar essas organizações a crescerem e prosperarem e, com isso, apoiar a população local.

“Todos os dias, nós lutamos para manter as portas abertas e para que todos os pacientes internados sejam bem atendidos. Às vezes, você bate em várias portas, mas ninguém te acolhe. Com a Alcoa, nem precisamos bater, pois ela já está pronta para ajudar. É uma ajuda que sabemos que, sempre que precisarmos, vai estar presente quando fazemos um estudo ou um projeto. Além disso, é uma alegria encontrar nos profissionais da Alcoa sempre uma acolhida, uma alma amiga.”