18 de junho de 2021

Educação profissionalizante contribui para empoderamento de homens e mulheres da zona rural de São Luís

Presidente da União de Moradores de Inhaúma conta como o diálogo próximo com lideranças locais e elo de confiança do Instituto Alcoa incentiva desenvolvimento territorial em frentes como geração de trabalho e renda. 

 

Gloria historias que inspiram 4
Mensalmente, o Histórias que Inspiram retrata as histórias de vida de colaboradores, voluntários, representantes de organizações beneficiadas, líderes comunitários e outros atores fundamentais que se conectam com a trajetória do Instituto Alcoa e a fazem ainda mais especial.

Promover maior participação e engajamento das comunidades é um dos objetivos do trabalho desenvolvido pelo Instituto Alcoa nos territórios em que atua, no sentido de potencializar as ações e, consequentemente, o desenvolvimento local. A experiência de Glória Mendonça, presidente da União de Moradores de Inhaúma, um bairro da zona rural de São Luís, no Maranhão, mostra a relação estreita desenvolvida entre a empresa, o Instituto e as lideranças locais. 

Glória conta que a aproximação da comunidade com a Alumar - Consórcio de Alumínio do Maranhão do qual a Alcoa é uma das empresas integrantes - começou em 2016, mesma época em que ela deu início à sua atuação como representante da União de Moradores. Foi nesse período que o Instituto Alcoa possibilitou que algumas pessoas participassem de um curso que tinha como objetivo ensinar lideranças a identificar potencialidades e desafios locais, além de buscar oportunidades de trabalho para a comunidade. 

Educação profissionalizante

A oferta desse tipo de formação combina as duas principais frentes de atuação do Instituto (educação e geração de trabalho e renda), o que também acontece nos cursos profissionalizantes. 

“Em parceria com o Sesi [Serviço Social da Indústria], o Instituto Alcoa fez algo que eu não imaginava: conversou comigo e com a escola e trouxe cursos de pedreiro e pintor predial para dentro da zona rural, atendendo adolescentes e adultos, incluindo mulheres. A partir disso, surgiram várias oportunidades, tanto para Inhaúma como para o entorno.” 

Por ser uma comunidade afastada, Glória comenta que existem inúmeros desafios a serem enfrentados e que a oferta das formações ajudou a população local a enxergar novas possibilidades. “O Instituto ultrapassou seus próprios limites quando conseguiu trazer professores técnicos renomados para dentro de uma associação de bairro para ministrar os cursos. Eles transformaram a vida de pessoas e deram a oportunidade de elas terem um diploma”, celebra. 

Gloria historias que inspiram 2
Empoderamento

Glória conta que, antes das aulas, muitos participantes encontravam-se inseguros, temerosos de que não dariam conta de acompanhar o curso, seja por falta de instrução ou por conta da idade. Entretanto, a estrutura da formação, bem como os profissionais que ministraram, ajudaram a trazer mais conhecimento e autoconfiança, principalmente para as mulheres. 

De acordo com a presidente, em ocasiões como a da entrega dos certificados dos cursos, a alegria das pessoas era visível por terem tido a oportunidade de participar de uma formação que não teriam condições de arcar com os custos. 

“Nós tivemos mulheres que nunca tinham pego no pincel e hoje batem no peito e falam que são pintoras. Muitas falaram que nunca imaginaram que poderia fazer um curso daqueles, pois pensavam que era só para homens. Também ouvimos que, por mais que não continuassem na profissão, a experiência serviria para a vida e que dividir histórias e aprendizados com outras colegas trouxe mais ‘cor’ para suas vidas”, conta.  

 

Gloria historias que inspiramElo de confiança 

A atenção oferecida à comunidade é, para Glória, um dos pontos altos da relação com o Instituto Alcoa. Para ela, apesar de se tratar de uma relação profissional em primeiro lugar, isso não impede de envolver atenção e carinho na escuta que a equipe tem para com as lideranças locais, bem como na escuta ativa que pratica diante das necessidades das comunidades.

“Temos várias empresas ao nosso redor, mas nem todas têm essa mesma abertura conosco, esse contato com as lideranças. Se precisamos de alguma coisa ou se temos um problema que em nada está relacionado à Alcoa, mesmo assim a equipe te ouve e tenta articular todas as formas de apoiar”, afirma. 

Diante dessa experiência, alguns aprendizados que ficam são a importância e o poder do diálogo na resolução de desafios e a potência de parcerias e companheirismo para promover mudanças e transformações positivas.