26 de maio de 2021

Parceria entre IA e organizações locais é fundamental para comunidade escolar, aponta professor


Com 20 anos de trajetória na educação, Oktheno Santarém acredita que a atuação do Instituto Alcoa tem potencial para inspirar outras instituições. 

Oktheno historias que inspiram 2
Mensalmente, o
Histórias que Inspiram retrata as histórias de vida de colaboradores, voluntários, representantes de organizações beneficiadas, líderes comunitários e outros atores fundamentais que se conectam com a trajetória do Instituto Alcoa e a fazem ainda mais especial. 

Uma das premissas do IA é a realização de parcerias com organizações locais dos territórios em que atua, bem como a escuta das comunidades onde a Alcoa está presente. Isso porque, para o Instituto, são os moradores os que mais conhecem a realidade e as maiores necessidades de suas comunidades. Tudo isso fica claro na fala de Oktheno da Silva Santarém, professor da Escola Maria da Saúde Pinheiro Cunha, da rede pública de ensino de Juruti, no Pará. 

Com uma trajetória que já soma 20 anos na educação, Oktheno comenta que o Instituto Alcoa tem se mostrado parceiro das escolas da região há pelo menos dez anos. E conta que o poder público local é insuficiente para responder a todas as demandas das escolas, que são muitas e variadas. Muitas delas precisam de apoio nos aspectos mais básicos, como infraestrutura.

Assim, o professor relata que a parceria do Instituto com a instituição em que trabalha e com outras do município já rendeu muitos frutos e melhorias. “Algumas escolas foram beneficiadas com banheiros, pequenas reformas, mobílias para a cantina, pintura, construção de parquinhos, ampliação de algumas salas”, enumera. 

Para Oktheno, essa atenção às necessidades individuais de cada instituição é muito importante. “Já passei um tempo fora da sala de aula e estive na direção da escola. Quando estamos à frente, no dia a dia, vemos de perto as necessidades e a realidade da escola”, explica. 

Incentivo ao protagonismo 

Outro aspecto muito presente nas falas de Oktheno é o protagonismo dado às pessoas da comunidade escolar para que elas apontem suas maiores demandas. Ainda em 2020, representantes da escola onde trabalha o professor foram convidados a participar de um encontro das Associações de Pais e Mestres (APMs). 

“Graças a Deus nossa escola estava com a documentação em dia e tivemos a oportunidade de elaborar um projeto e submeter à aprovação. A direção da escola, com apoio de alguns colaboradores, decidiu propor a criação de uma área de recreação, pois o nosso espaço era feio, de chão batido, e quando chovia, ficava tudo molhado”, explica. 

O projeto foi aprovado e no final de abril começou a reforma do espaço que será dedicado às crianças. O professor comenta que apesar de o IA abrir espaço de escuta e participação para todos, também é importante que as organizações locais façam a sua parte, mantendo suas documentações atualizadas e dentro da legalidade, de forma a estarem alinhadas à forma que o Instituto atua. 

“Queremos que a nossa escola sirva de exemplo para outras organizações e associações da forma com que conquistamos esse projeto. O Instituto dá a oportunidade para todos, mas também existe a parte burocrática. Precisa ter muita força de vontade para querer e conquistar.” 

Oktheno historias que inspiram 3
Legado 

Muito mais do que a ajuda que a Alcoa e o Instituto oferecem às comunidades e organizações dos locais onde atuam, Oktheno pontua que se trata de servir de exemplo para que outras instituições façam o mesmo. 

“Nós sabemos que a Alcoa é uma empresa mineradora multinacional instalada no nosso município. Nós temos muitas demandas, então, a atuação do Instituto Alcoa é uma forma de dar uma ajuda ao poder público, pois ele sozinho não dá conta. Além disso, abre espaço para outras entidades também.” 

Segundo o educador, o bom funcionamento dessa parceria com o IA é fundamental para a comunidade escolar, uma vez que visa a melhoria dos índices de aprendizado das crianças e de seu desenvolvimento de forma geral.