26 de maio de 2021

Giro pelos territórios: confira como foi o mês de maio nos localidades de atuação do Instituto Alcoa


Com a participação de voluntários da Alcoa, ações distribuíram alimentos, promoveram palestras e debateram temas como combate à exploração sexual de crianças e jovens, preparação de adolescentes para o mercado de trabalho, diversidade de gênero e motivação. 

 


Giro pelos territóriosDivulgado mensalmente, o Giro pelos Territórios traz um apanhado das ações desenvolvidas nos municípios de São Luís (MA), Poços de Caldas (MG), Juruti (PA) e São Paulo (SP), onde o Instituto Alcoa atua em parceria com organizações locais. 

Confira os principais destaques deste mês.

Juruti (PA)

- Entre os dias 27 e 29 de abril, o município de Juruti recebeu o segundo ACTION do ano. A ação, organizada pelas áreas EHS (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) e ITAS (Tecnologia da Informação), atendeu a Escola Criança Feliz com palestra sobre saúde bucal, prevenção contra a Covid-19, educação em tempos de pandemia e alternativas para o uso de tecnologias neste momento. 

- No final de maio, o terceiro ACTION do ano, articulado pela área de ABS (Alcoa Business System), atendeu a Associação Beneficente Emaús e foi dividido em dois dias. O primeiro foi marcado por uma palestra com orientações sobre o uso de tecnologia em atividades remotas, como dicas para gravação de vídeos, uso de ferramentas para reuniões virtuais, entre outros temas. Já o segundo dia tratou sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio). 

São Luís (MA)

Juntos podemos mais são luis giro 3
- Realizada pela Alumar, a campanha
Juntos Podemos Mais arrecadou cerca de cinco toneladas de alimentos, distribuídos entre 12 e 14 de maio para 600 famílias em vulnerabilidade social de 12 comunidades vizinhas à fábrica da Alcoa em São Luís. Além de colaboradores, a campanha contou com a participação das empresas TDM, CMPC, CS Gomes, Fidens, Lyon, Pro Service, HSP, FMS, Van Noord, Hatch, Montisol, GMS e Pillar. 

São Paulo (SP)

- Lançado no dia 4 de maio, o ACTION Carta e Mentoria, desenvolvido em parceria com a plataforma de voluntariado Atados, tem como objetivo aproximar jovens do mercado de trabalho e contribuir para seu desenvolvimento pessoal e profissional, além de ampliar o repertório, estimular a inclusão digital e a escrita e leitura. Os voluntários da ação acompanham os jovens durante quatro semanas, período no qual irão realizar duas trocas de cartas e duas rodadas de mentoria. Em São Paulo, a organização beneficiada é a Obra do Berço, que promove proteção a crianças, jovens e adultos de comunidades em situação de vulnerabilidade do município. Com a participação de 20 jovens entre 15 a 21 anos, a ação tem previsão de encerramento em junho. 

Poços de Caldas (MG)

Action caverna adulão giro poços 2
- A Comunidade Terapêutica Caverna de Adulão, em Andradas, que acolhe, oferece tratamento especializado e promove a reintegração à sociedade de pessoas em situação de dependência química, recebeu um ACTION nos dias 19 e 20 de maio. A ação, realizada de forma online, contou com palestras sobre diversidade de gênero e motivação (em parceria com a Alcoa Women's Network - AWN) e oficinas sobre currículo e entrevistas de emprego. 

- Carta e Mentoria: seguindo o mesmo modelo da ação desenvolvida em São Paulo, o projeto de troca de cartas entre voluntários colaboradores da Alcoa e jovens beneficia, em Andradas, o projeto Jovem Feliz. O grupo atendido contou com a visita de uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outra com Síndrome de Down. Com a participação de cerca de 25 jovens, a ação tem previsão de encerramento em julho.