29 de março de 2021

Busca pela solução de desafios demanda escuta ativa e valorização dos conhecimentos locais


Elber Diniz, gerente do Instituto Juruti Sustentável, fala sobre os legados da parceria com o Instituto Alcoa na promoção do desenvolvimento local de Juruti e celebra convite para representar a região Norte na Brazil Conference at Harvard & MIT 2021.

Elber diniz juruti mar hist que inspiram 2 (1)

Mensalmente, o Histórias que Inspiram retrata as histórias de vida de colaboradores, voluntários, representantes de organizações beneficiadas, líderes comunitários e outros atores fundamentais que se conectam com a trajetória do Instituto e a fazem ainda mais especial. Na edição de março, conheça a história de Elber Diniz, gerente do Instituto Juruti Sustentável (IJUS).

Nascido e criado em Juruti, no extremo oeste do Pará, Elber sempre teve interesse pela área de desenvolvimento sustentável e comunitário. Como gerente do IJUS, entende a importância de ações que contribuam para o desenvolvimento das comunidades e das populações tradicionais da região. Sua proximidade com essa agenda foi o que possibilitou que sua história se cruzasse com a do Instituto Alcoa.

Com a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável do município e seu entorno, o IJUS apoia ações, projetos e programas locais. Atualmente, a organização é parceira do IA em uma iniciativa que visa fomentar a regularização de instituições a partir de oficinas sobre gestão, organização de atas e documentos, entre outros temas.

“Desde 2016, o IJUS começou a se aproximar mais fortemente das iniciativas do IA. No caso desse projeto, apresentamos a proposta para o Instituto Alcoa, que decidiu nos apoiar por perceber o quanto isso é importante para a comunidade. Até agora, mais de 16 organizações do município já foram beneficiadas”, celebra.

Estar inserido no território e ter interlocução com o IA permitiu que Elber vivenciasse de perto as ações que constituem os pilares de atuação do Instituto, como o incentivo à educação ampliada e de qualidade. O apoio a associações do meio rural para a educação ambiental de crianças, jovens e adolescentes foi um dos grandes destaques dessa parceria. Além disso, o gerente também recorda o trabalho realizado com crianças em situação de vulnerabilidade social atendidas por um projeto de música, que contava com aulas de canto e instrumentalização.

Protagonismo comunitário 

Elber diniz juruti mar hist que inspiram 4Filho de pais agricultores, Elber explica que ter a oportunidade de participar de ações nas quais as pessoas são valorizadas e de fato ouvidas é um dos pontos altos de sua caminhada junto ao IA em Juruti, tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional. Para o gerente, escuta ativa e valorização dos conhecimentos locais são os dois grandes legados dessa trajetória. Isso porque, na maioria dos casos, a busca pela solução dos desafios demanda a visão dos moradores da região, que têm maior propriedade para opinar sobre possíveis caminhos.

“É muito importante poder participar de ambientes onde vemos responsabilidade, respeito e força para tentar solucionar problemas das mais diversas áreas. Ter a chance de ajudar a pensar soluções enquanto morador me fez aprender a dialogar com as pessoas e as instituições. Percebi que a cooperação entre instituições e comunidade pode resolver problemas que às vezes não damos conta sozinhos”, reforça.

Além de sua trajetória junto ao IJUS e ao IA, Elber, que também é estudante de Agronomia na Universidade Federal do Oeste Elber diniz juruti mar hist que inspiram
do Pará (UFOPA), foi, recentemente, selecionado para representar a região Norte na edição 2021 da
Brazil Conference at Harvard & MIT. A ideia é compartilhar as soluções encontradas no âmbito do projeto Juruti Contra a Covid-19, que também conta com a parceria do Instituto Alcoa e da Alcoa Foundation.

“Estou muito feliz de ter alcançado esse feito. Vou apresentar as soluções que encontramos aqui no interior da Amazônia, usadas para alcançar 50 mil pessoas. Queremos inspirar outras comunidades que tenham características parecidas com as nossas. Para que tudo isso fosse possível, parcerias como a da Alcoa Foundation e do Instituto Alcoa foram fundamentais”, observa.