22 de fevereiro de 2021

Semana da Inclusão & Diversidade incentiva participação de colaboradores e articulação com comunidades locais


Post_Semana da Diversidade

Ação em parceria com Atados tem como objetivo abordar temas como equidade de gênero, questão étnico-racial, LGBT+ e pessoas com deficiência a partir da escuta ativa de histórias de vida.

É possível abordar diversidade e inclusão não só por meio de palestras. Por que não investir no diálogo com pessoas que, de alguma forma, vivenciam esse tema todos os dias? Esse é um dos objetivos da Semana da Inclusão & Diversidade, uma iniciativa regional da Alcoa que acontecerá de 22 a 26 de fevereiro. 

No Brasil, a ideia é abordar quatro temas: pessoas com deficiência (PcDs), equidade de gênero, questão étnico-racial e LGBT+ a partir de ações coordenadas por colaboradores da Alcoa nas localidades em que a empresa está presente: Juruti (PA), Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e São Paulo (SP). 

Para Ana Boas, Talent Partner e Líder de Inclusão & Diversidade Alcoa Brasil, a iniciativa relaciona-se ao fato de que, cada vez mais, muitas empresas estão compreendendo sua responsabilidade e o impacto social que podem gerar nas comunidades e, principalmente, entre os colaboradores.

Um evento como a Semana da Inclusão & Diversidade é fundamental para enfatizar o posicionamento da Alcoa, que é uma empresa que respeita e valoriza as singularidades das pessoas. Sabemos que construir um ambiente de trabalho respeitoso e inclusivo vai repercutir nas famílias e na sociedade de forma geral, pois as pessoas levam isso para suas vidas pessoais. A Alcoa entende que este momento também é de extrema importância para fortalecer essa diretriz e esse aspecto na nossa cultura”, afirma. 

 

Mural de Histórias 

Para marcar a agenda, no dia 22, o Instituto Alcoa lança a iniciativa Mural de Histórias, em parceria com a organização Atados, para demostrar que os valores de Inclusão e a Diversidade também são vivenciados na relação com as comunidades. O projeto propõe a ampliação da voz de mulheres, pessoas negras, LGBT+ e PcDs a partir de dinâmicas de escuta ativa, misturando história de vida e arte. 

A proposta é que colaboradores voluntários da Alcoa em Juruti, Poços de Caldas, São Luís e São Paulo escutem histórias de vida de pessoas que tenham relação com projetos e programas comunitários desenvolvidos pela companhia e o Instituto Alcoa nessas localidades. Cada voluntário ouvirá a história de um participante e, a partir dessa troca, deverá escolher uma frase ou momento da conversa online que mais representa a pessoa. O conteúdo será transformado em cartazes com as fotos dos/as participantes, que serão colados em locais de cada comunidade, com o intuito de criar um grande mural de histórias.  

 

Grupos de Inclusão

As ‘personagens’ desses murais serão indicadas pelas Equipes Líderes de Relações Comunitárias e pelos Grupos de Inclusão da Alcoa.

Ao todo, são quatro grupos: EAGLE, que trata do tema LGBT+; AWARE, sobre questões relacionadas a equidade étnico-racial; Alcoa Women’s Network (AWN), que aborda questões relacionadas a direitos das mulheres; e o grupo de PcDs, que está em formação.

Para Ana Boas, os Grupos de Inclusão têm um papel fundamental. “Esses grupos oferecem aos colaboradores a oportunidade de desenvolver soluções inovadoras e exercer as habilidades de liderança e trabalho em equipe em um ambiente seguro para troca de experiências e conhecimento, o que contribui bastante para a construção de espaços cada vez mais inclusivos. Além disso, também potencializam o senso de pertencimento, impactando positivamente o engajamento dos colaboradores nas nossas comunidades”, reforça.

 

Confira 

Durante a Semana da Inclusão & Diversidade, o Instituto Alcoa lançou um vídeo com o objetivo de retratar algumas das conversas entre colaboradores voluntários e pessoas beneficiadas por projetos e programas do IA. Confira no Youtube ou pelo link para colaboradores da Alcoa