22 de fevereiro de 2021

Programa de Apoio a Projetos Locais receberá inscrições em março


Iniciativa visa apoiar projetos nas áreas de educação com foco no ensino fundamental e geração de trabalho e renda e empreendedorismo. 

6a00e553e967d58834027880172b3c200d

Uma das estratégias criadas pelo Instituto Alcoa para alcançar sua missão de promover coletivamente a educação e contribuir com o desenvolvimento dos territórios onde a Alcoa está presente é o Programa de Apoio a Projetos Locais. 

Realizado anualmente, o edital recebe inscrições de organizações da sociedade civil e/ou do poder público que desenvolvam ações nas frentes prioritárias do Instituto: educação com foco no ensino fundamental e geração de trabalho e renda e empreendedorismo, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa. 

Monica Espadaro, gerente de projetos do Instituto Alcoa, pontua que todas as ações desenvolvidas pelo Instituto são balizadas e estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

“Ao longo de seus mais de 30 anos no país, o Instituto Alcoa tem atuado de forma conjunta e colaborativa, a partir de parcerias e relações de confiança com organizações locais, para catalisar mudanças sociais nos territórios. Nós acreditamos na força da participação, da mobilização e do engajamento das pessoas para a transformação efetiva nas comunidades e a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e menos desigual”, explica a gerente.

Em 2020, o Instituto Alcoa investiu mais de 2 milhões de reais em 15 projetos comunitários, com potencial de beneficiar mais de 7 mil pessoas. Além disso, a iniciativa destinou uma categoria do edital exclusivamente a projetos para mitigação dos impactos da pandemia de Covid-19, em áreas como Saúde, Segurança, Governança, Cultura e Esportes.

 

Inscrições

Podem participar da chamada organizações da sociedade civil e do poder público que desenvolvam projetos nas linhas de atuação citadas acima - educação com foco no ensino fundamental e geração de trabalho e renda e empreendedorismo - e que estejam presentes nos municípios de atuação do IA: Juruti, Óbidos e Santarém, no Pará; São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar, no Maranhão; Andradas, Caldas e Poços de Caldas, em Minas Gerais; além de Divinolândia, em São Paulo.

A inscrição dos projetos deve ser realizada pelas organizações responsáveis de 1 a 31 de março por meio do preenchimento do formulário e envio de documentos solicitados no Sistema de Gestão do Instituto Alcoa.Todas as informações estão no regulamento, disponível no site da iniciativa.

 

Apoio à formulação dos projetos

O Instituto Alcoa oferece uma série de materiais para apoiar as organizações na formulação dos projetos e no processo de candidatura. Além disso, serão promovidos workshops virtuais nas localidades de atuação do Instituto. Conheça o calendário dos eventos:

04/03, 14h às 16h: para organizações de Poços de Caldas e região

05/03, 10h às 12h: para organizações de São Luís e região

05/03, 14h às 16h: para organizações de Juruti e região

 

Seleção

A divulgação dos projetos selecionados será realizada até 30 de julho. A análise, aprovação e acompanhamento dos projetos ficará a cargo do FICAS, de representantes de Relações Comunitárias (RCs) do Instituto Alcoa, das equipes líderes locais das unidades Alcoa, dos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias da Alcoa e da Diretoria e Conselho do Instituto Alcoa.

As propostas serão analisadas segundo critérios técnicos quanto ao projeto e à organização proponente. Relevância dos resultados e impactos esperados, estrutura e adequação da proposta, clareza na definição do público a ser alcançado, grau de participação da comunidade e do público no planejamento e acompanhamento das ações, histórico da organização, grau de reconhecimento da organização na comunidade onde atua e capacidade técnica e experiência no tema do projeto estão entre os critérios a ser considerados.

O edital do Programa de Apoio a Projetos Locais 2021 e todos os materiais de apoio às organizações podem ser acessados neste link. Dúvidas devem ser encaminhadas ao FICAS pelo e-mail avaliacao@ficas.org.br ou pelo telefone 0800 722 0715 (ligação gratuita).