29 de janeiro de 2021

Aprendizados, oportunidades e novos desafios para 2021


Foto_aprendizados

O ano de 2020 foi desafiador para todas as pessoas do mundo que precisaram, da noite para o dia, encontrar novas maneiras de continuar com suas atividades em segurança, apesar das restrições sociais impostas pela pandemia. Por outro lado, também foi um momento marcado pela solidariedade com o outro e pela força do trabalho colaborativo. 

Para o Instituto Alcoa, foi um período de grandes aprendizados, evidenciado pela disposição das Equipes Líderes de Relações Comunitárias nos territórios de atuação - São Luís (MA), Juruti (PA) e Poços de Caldas (MG) - e pelo comprometimento dos  voluntários Alcoa, ao se reinventarem para realizar atividades em benefício de suas comunidades.    

De acordo com Monica Espadaro, gerente de projetos do Instituto Alcoa, 2020 foi um ano de muito trabalho e desafios no período de adaptação, mas também de conquistas. A gestora aponta que conseguiu estar mais presente nas relações com organizações da sociedade civil e equipes das secretarias de Educação nas localidades, por conta da efetivação de ferramentas de comunicação virtual como mecanismo de diálogo regular nos programas e projetos.  

“Considero fundamental o contato presencial. Mas, aprendemos todos em 2020, novas formas de conexão e isso, com certeza, vai refletir em nossa maneira de nos relacionar com as localidades no futuro.”    

Fausto Cruz, presidente do Instituto Alcoa, pontua que toda a operação do que havia sido planejada antes da pandemia, só foi realizada com êxito, mesmo que adaptada, devido ao compromisso da equipe e colaboradores Alcoa e a confiança que os parceiros nas localidades têm em relação ao Instituto Alcoa.  

“A confiança no apoio e na gestão do Instituto Alcoa com as localidades foi a responsável pelas realizações do ano, apesar do cenário de adversidades.

 

Confira abaixo alguns principais  marcos do Instituto em 2020:  

 

30 anos de realizações

Em abril de 2020, o Instituto comemorou 30 anos de realizações nos territórios onde atua, promovendo e apoiando programas e projetos que visam ampliar o acesso à Educação Pública de qualidade com foco no Ensino Fundamental, geração de trabalho e renda e engajamento da sociedade civil, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa a todos. 

Entre as ações de que visaram celebrar o legado de 30 anos do Instituto estão o desenvolvimento de encontros virtuais, atividades de engajamento com os voluntários, lançamento de uma pílula de vídeo, Campanha Seja 10 em Sustentabilidade e Campanha Histórias que Inspiram, que destacou a memórias de voluntários, líderes e colaboradores que ajudaram a construir a história do Instituto.    

 

Revisão do planejamento frente à pandemia 

Devido à urgência de respostas para a pandemia, foi feita a doação de mais de R$2,6 milhões em ajudas humanitárias às localidades, atendidas pelo Instituto Alcoa e Alcoa Foundation, além dos recursos destinados pela Alcoa, para o fortalecimento e desenvolvimento das comunidades. 

No Programa de Apoio a Projetos Locais  foram dois milhões de reais investidos em 15 projetos aprovados nas localidades. Além de Educação e Geração de Trabalho e Renda, o programa ampliou seu apoio para iniciativas para o enfrentamento da pandemia nas regiões.   

 

Engajamento via webinars e treinamentos online 

Em 2020, outro destaque foi o ciclo de debates com especialistas. Na frente de Educação, por exemplo, discutiu-se os desafios a médio e longo prazo para a Educação pós-pandemia e as possíveis ações. 

No Programa Ecoa, vale destacar o fortalecimento da relação com gestores educacionais nas localidades. A leitura aprofundada dos índices educacionais Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), por exemplo, auxiliaram as Secretarias Municipais a compreender as carências de seus territórios e realizar planejamentos assertivos para os próximos anos. 

 

Reconhecimento dos voluntários Alcoa

Mais de 350 voluntários se engajaram de forma virtual ou híbrida em diversas ações comunitárias, beneficiando dezenas de organizações. Em comemoração ao Dia Mundial do Voluntariado , funcionários da Alcoa participaram de um encontro para celebrar as atividades realizadas no ano. 

 

Divulgação de conhecimento via comunicação digital 

Uma das premissas do Instituto Alcoa é divulgar conhecimentos de interesse público e destacar as realizações do IA nas localidades de maneira elucidativa e transparente. 

Nesse sentido, a página no Facebook foi bastante efetiva. O canal existe desde julho de 2019 e é um dos principais espaços institucionais do Instituto. 

Em relação às ações planejadas para 2021, Tatiana Bizzi, diretora-executiva do Instituto Alcoa, se mostra otimista, apesar das adversidades impostas pelo momento atual. “Vejo um cenário com muitos desafios, mas, com os aprendizados de 2020, sinto que estamos mais fortes e seremos capazes de ativar transformações de impacto nas comunidades onde atuamos.”.