30 de novembro de 2020

“As pessoas só querem um momento de sua atenção”

IMG-20190810-WA0074

Na edição de novembro, conheça a história de Flávia Rosana Tavares da Silva, que vê a atuação voluntária como um momento de solidariedade e aproximação com o próximo. 

Este ano, o “Histórias que Inspiram” é marcado pelo aniversário de 30 anos do Instituto Alcoa. São histórias de vida de colaboradores, voluntários, representantes de organizações da sociedade civil, líderes comunitários e outros atores fundamentais que se conectam com a trajetória do Instituto e fazem dela ainda mais especial. 

Personagem: Flavia Rosana Tavares da Silva, ex-supervisora de Information Technology e atual supervisora de CapEX - Capital and Expenditure

Flavia Rosana conta que tomou gosto por ações sociais em casa, ainda na adolescência, com a distribuição de presentes no Natal, realizada pelos Correios em São Luís, no Maranhão, cidade onde nasceu.  

“Quando comecei a trabalhar na Alcoa e me integrei com a equipe de voluntários, eu me realizei. Acredito que ser voluntária é uma forma de se doar para o outro, se doar de coração”. 

Flavia Rosana procura engajar amigos e colegas de trabalho em todas as atividades propostas pelas Equipes Líderes de Relações Institucionais da Alcoa, em parceria com o Instituto Alcoa (IA). Para ela, participar de ações sociais transformou sua forma de ver a vida. 

“As pessoas vivem com muito pouco e ainda assim são felizes. Olhar para elas me fez valorizar ainda mais os pequenos gestos e momentos. Quando recebo um agradecimento por ter doado um pouco do meu tempo, me sinto realizada.” 

Uma memória marcante em seus anos como voluntária foi em um ACTION* de Natal de 2014. Na ocasião, um menino, triste por não ter ganhado o presente que pediu, disse a ela que achava que o Papai Noel não gostava dele. O que fez Flavia responder de  pronto: “Papai Noel gosta de todas as crianças do mundo, ele deixou o teu presente comigo, parece que ele te chamou e você não apareceu.” O menino argumentou que estava comendo. Parte da atividade era a distribuição de lanches na comunidade atendida. 

Flavia puxou de debaixo da mesa, no canto onde estavam os presentes, um caminhãozinho de boi. “Aqui eles têm verdadeira paixão por esse brinquedo. O rostinho dele ao desembrulhar o caminhão, quase do tamanho dele, fez todos nós nos emocionarmos com a sua alegria." 

A voluntária procura relembrar esse acontecimento para inspirar seus colegas a se integrarem nas atividades voluntárias. “Ao final, as pessoas sempre me agradecem por eu ter convocado elas a participarem.”

Um conselho de Flavia Rosana para quem quer começar a participar de ações voluntárias é a verdade na intenção. “Seja amoroso e atencioso. As pessoas só querem um momento de sua atenção, então doe isso a elas.”  

* O programa ACTION (Alcoanos contribuindo juntos em nossas vizinhanças) é um programa da Alcoa, em parceria com o Instituto Alcoa, que incentiva voluntários a participarem de atividades comunitárias para beneficiar Instituições.