25 de maio de 2020

“Eu sempre recebi muito mais do que doei”

Conheça a trajetória de Lenira, que atuou como voluntária na Equipe Líder de Relações Comunitárias em Poços de Caldas por 20 anos.

WhatsApp Image 2020-05-19 at 11.58.05 (2)Este ano, o “Histórias que Inspiram” se dá no momento do aniversário de 30 anos do Instituto Alcoa. São histórias de vida de funcionários, voluntários, representantes de organizações beneficiadas, líderes comunitários e outros atores fundamentais que se cruzam com a trajetória do Instituto e a fazem ainda mais especial.

Nesta edição, confira a história de Lenira Romão Valim Solia, que, por 20 anos, contribuiu para a construção de uma história que desde o início prioriza os encontros.

Personagem: Lenira Romão Valim Solia, ex-assistente da diretoria da Alcoa e integrante da Equipe Líder de Relações Comunitárias de Poços de Caldas (MG)

Aposentada em 2017, Lenira foi funcionária da Alcoa, em Poços de Caldas (MG), durante 40 anos, atuando na função de assistente-administrativo da diretoria da empresa.

Trazendo o trabalho social em seu DNA, como ela mesma diz, viu no convite para integrar a Equipe Líder de Relações Comunitárias do município mineiro, em 1997, uma oportunidade.

“Fiquei orgulhosa por ter sido convidada para compor a equipe.”

Voluntariado

Lenira atuou como voluntária em ações e projetos comunitários em Poços de Caldas e cidades vizinhas como Andradas e Divinolândia. Asilos, creches, escolas, hospitais, associações beneficentes. Um trabalho que fez a diferença na vida de inúmeras pessoas e instituições da região.

“Lembro com muito carinho de vários momentos ao longo desses 20 anos. Foi gratificante”, recorda Lenira conta como desenvolveu novas habilidades e conhecimentos com a oportunidade de estar em contato com a comunidade local.

“Participar da história do Instituto Alcoa me fez ver o mundo de uma forma muito mais solidária, entendendo que era possível compartilhar a experiência que eu tinha pelos meus anos de Alcoa. Nessas interações, eu sempre recebi muito mais do que doei.”


WhatsApp Image 2020-05-19 at 11.58.05 (1)Cidadã Andradense

Em 2015, Lenira recebeu da Prefeitura de Andradas o título de Cidadã Andradense em reconhecimento à sua atuação no município.

“Recebi esse título em reconhecimento a todos os projetos e ações comunitárias realizadas pela Alcoa sob minha coordenação naquela cidade. Atuar em Andradas foi uma grande experiência e, o título, motivo de orgulho e honra para mim e minha família”, afirma.

Legado

Para o futuro do Instituto Alcoa, Lenira deseja que o legado deixado nas comunidades durante seus 30 anos de existência se perpetue e amplie a outras regiões.

“O Instituto conseguiu fazer de pequenas iniciativas, grandes projetos implementando aquilo que é a sua essência: planejar, agir, ensinar e transformar. De coração, eu desejo que esse legado seja levado adiante por muitos mais anos.”