25 de maio de 2020

Ações na área da educação visam apoiar redes de ensino, alunos e famílias no atual cenário de pandemia

02.08 Action Saraiva Filho  (2)

A sociedade civil organizada tem protagonizado uma série de iniciativas e soluções para o enfrentamento dos efeitos gerados pela pandemia de Covid-19. Na área da Educação, as ações têm sido pensadas para apoiar professores e engajar alunos nas aulas realizadas em formato de educação à distância (EaD) nesse momento de distanciamento social.

As soluções são inúmeras: trilhas e conteúdos criativos, espaços de escuta e troca de informações e experiências, entre outras. Confira algumas a seguir:

Porvir: plataforma de conteúdos e mobilização sobre inovações educacionais do Brasil): cobertura especial com foco em soluções voltadas ao enfrentamento da crise.
Acesse: https://porvir.org/

Aprendendo sempre: uma parceria entre várias organizações, a plataforma reúne conteúdos e soluções para ensino fora da sala de aula.
Acesse: https://aprendendosempre.org/

Canal Futura: plataforma está disponibilizando videoaulas inéditas sobre conteúdos do Ensino Fundamental 2 alinhados à Base Nacional Comum Curricular em seu canal no YouTube. A emissora também destinou três faixas de horário da programação para teleaulas e programas paradidáticos.
Acesse: https://www.youtube.com/user/canalfutura

Gestão de crise na Educação - Covid-19: uma realização do Instituto Unibanco, a página reúne conteúdos a fim de inspirar gestores desafiados a viabilizar o ensino e a aprendizagem sem a estrutura tradicional das escolas.
Acesse: https://www.institutounibanco.org.br/gestao-de-crise-na-educacao-covid-19/

Simplifica: programa criado pelo Amplifica em parceria com a Fundação Lemann e a Imaginable Futures para criar experiências pedagógicas mediadas pela tecnologia e disponibilizadas gratuitamente para os estudantes do Ensino Fundamental: anos iniciais e finais. A iniciativa utiliza plataformas e ferramentas Google For Education para que diversos professores do Brasil que agora trabalham remotamente possam aplicá-las em seus contextos educacionais.
Acesse: https://www.amplifica.me/simplifica/