19 de dezembro de 2019

Juruti encerra atividades de 2019 dos programas Miniempresa e Mulheres Empreendedoras

Iniciativas em parceria com a organização Junior Achievement promovem introdução ao mundo do trabalho.

_MG_8479

No dia 14 de dezembro aconteceu a formatura das turmas de Juruti (PA) dos programas Miniempresa e Mulheres Empreendedoras. Além dos amigos e familiares dos formandos, a cerimônia de entrega dos certificados reuniu representantes da Alcoa e das instituições locais parceiras e os conselheiros, que, nos últimos três meses, estiveram envolvidos nas capacitações.

Os dois programas fazem parte da parceria do Instituto Alcoa com a organização Junior Achievement, que já acontece há mais de 20 anos. Por meio dos programas e da metodologia da instituição, voluntários são capacitados para ministrar aulas de preparação para o mundo do trabalho a jovens alunos do Ensino Médio de escolas e organizações parceiras em cada um dos territórios de atuação da Alcoa.

Este ano, o Miniempresa foi realizado em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Emanuel Salgado. Foi a sétima turma a se formar pela iniciativa, que permite aos estudantes vivenciarem uma experiência empresarial na prática, recebendo capacitação em educação financeira, gestão, marketing e empreendedorismo. A partir da formação, eles assumem o desafio de gerenciar uma empresa de cabides de alumínio, atuando na linha de produção e comercialização do produto. O programa já capacitou 170 estudantes e produziu 8 mil cabides.

Já a primeira turma formada pelo Programa Mulheres Empreendedoras no município passou por 13 módulos, envolvendo conhecimentos básicos sobre plano de negócios, orçamento, vendas e desenvolvimento de fornecedores. Com o apoio da Casa do Empreendedor, de voluntárias da Rede de Mulheres da Alcoa (AWN) e da comunidade jurutiense, o Mulheres Empreendedoras surgiu para capacitar mulheres no tema do empreendedorismo com o objetivo de impulsionar a independência econômica e o empoderamento da mulher, fatores necessários para o combate à violência de gênero.

Rogério Ribas, gerente de relações institucionais e trabalhistas da Alcoa Juruti, celebra os resultados de ambas as iniciativas. “Sou um entusiasta do Miniempresa, pois é um projeto que promove a transformação na vida de jovens, que adquirem conhecimentos sobre o mercado de trabalho e aprendem a exercer responsabilidade. Já o Mulheres Empreendedoras dá oportunidade para que as mulheres descubram seu talento e façam dele uma fonte de renda.”