06 de setembro de 2019

Capacitações em Juruti, Poços de Caldas e São Luís mobilizam equipes na criação de um plano de ação e uma mobilização conjunta para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)

 

68958238_2390811201002798_4234635207493287936_n

As equipes internas de voluntários das unidades da Alcoa e membros dos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias de Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA), participaram em 8, 14 e 20 e 21 de agosto, respectivamente, de mais uma etapa de capacitação para engajamento das comunidades. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foi uma das pautas prioritárias dos encontros.

 

Em maio, houve a primeira rodada de oficinas, com o objetivo de apresentar a nova estratégia do IA e mobilizá-los para ações estruturantes nos territórios. Já em agosto, a capacitação teve como proposta a estruturação de um Plano de Ação para organizar as propostas de intervenção. Em grupos, os participantes refletiram e buscaram soluções para demandas locais nas áreas de educação, geração de trabalho e renda e engajamento.

 

“Essas oficinas promovem o engajamento dos voluntários que participam das ações em parceria com o IA, sejam funcionários ou representantes das organizações. São iniciativas que visam o fortalecimento das instituições e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), concretizando ações coletivas, consequentemente o desenvolvimento da comunidade, refletindo a responsabilidade social da companhia nas localidades onde está inserida, totalmente alinhadas com os nossos valores:  Cuidar das Pessoas e  Operar com excelência além de Integridade”, comenta Rogério Ribas, gerente de Relações Institucionais da Alcoa, em Juruti.

 

Saeb

 

Um dos temas discutidos nos encontros foi a preparação dos municípios para os testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que vão acontecer de 21 de outubro a 1 novembro em todo o país. A macroestratégia está alinhada ao ODS número 4, vinculado à área de educação, e às novas diretrizes do IA. Apesar de atuarem com um mote comum, cada grupo é autônomo para planejar e executar ações voltadas às demandas da localidade, em consonância com que o que foi definido como prioridade para o ano de 2019.

 

No Saeb, estudantes, professores, diretores e dirigentes da rede pública de ensino respondem a questionários específicos e realizam testes. O sistema permite produzir indicadores educacionais para o Brasil, regiões, Unidades da Federação, municípios e escolas, como o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

 

As capacitações propuseram o desafio: “Quais ações podemos realizar em nosso município para que os alunos estejam melhor preparados para os testes, assim como ampliar o entendimento e o engajamento de todos os setores numa ação tão fundamental para a melhoria da qualidade da educação da nossa cidade?”.

 

A partir daí, iniciou-se a construção do Plano de Ação. Cada grupo criou um projeto próprio, envolvendo ações de curto, médio e longo prazo, que impactem a qualidade da educação em seu município. Finalizada a sistematização dos trabalhos, as equipes vão a campo executar as ideias que estão no papel.