PROJETOS ESTRUTURANTES

Programa ECOA

O Programa ECOA é uma iniciativa do Instituto Alcoa, que tem como objetivo fomentar a participação comunitária na construção de sociedades sustentáveis, por meio de processos de educação socioambiental voltados para valores humanos, conhecimentos, habilidades e atitudes.

Em seu quinto ano consecutivo de atuação em escolas, o Programa ECOA manteve seu objetivo principal de promover, entre a comunidade escolar (pais, estudantes, educadores, funcionários e vizinhos) o fortalecimento de reflexões e hábitos direcionados à sustentabilidade e ao exercício da cidadania, promovendo uma educação pública sintonizada com as principais questões socioambientais de seu bairro, cidade e país.

A iniciativa é promovida em Juruti (PA), São Luís (MA) e Poços de Caldas (por meio da parceria com a Secretaria de Educação Municipal e Evoluir). O Programa ECOA é realizado em 15 escolas e está estruturado para oferecer às escolas e comunidade:

  • Acompanhamento Pedagógico nas escolas participantes
  • Curso de Formação Continuada para Professores
  • Desenvolvimento de Projetos
  • Atividades no contraturno Escolar - Missões ECOA
  • Entrega de Materiais Pedagógicos

Circuito ECOA

Circuito ECOA

Projeto Ciranda do Aprender

O Instituto Alcoa apoia o Projeto Ciranda do Aprender, em parceria com a Fundação Abrinq. A iniciativa é voltada para a formação de coordenadores pedagógicos e professores que atuam em Escolas Municipais de Educação Infantil. O objetivo é contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores e coordenadores pedagógicos, que atuam na educação infantil, visando o desenvolvimento de aprendizagens relacionadas ao raciocínio lógico, leitura e práticas de linguagem e comunicação.

Projeto Cambará

O Projeto Cambará, em parceria com a Organização FICAS, tem como objetivo fortalecer organizações da sociedade civil, para contribuir com o aprimoramento da gestão, em especial o desenvolvimento das ações.

Cambará, planta que dá nome ao projeto é um arbusto nativo, aromático, medicinal, que dá fl ores coloridas o ano inteiro e atrai borboletas. Por isso, na metodologia do projeto, os participantes percorrem por ciclos, que se assemelham a um processo de cultivo – no qual é preciso adubar, semear, plantar, cuidar – para que os frutos possam ser colhidos e as sementes novamente plantadas.

Após todo o processo de “cultivo”, cada organização apresenta o projeto para uma banca examinadora em cada localidade. Os avaliadores contribuem com sugestões para aprimoramento do projeto.