18 de setembro de 2021

Instituto Alcoa entrega 15 mil máscaras para alunos da rede municipal de Poços de Caldas

Entrega encerrou a segunda edição do projeto Máscara+Renda, promovido pelo Instituto Alcoa, em parceria com a Rede Asta 

 

Na sexta-feira, 10 de setembro, a Alcoa entregou à Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas 15 mil máscaras de tecido, produzidas pelas costureiras da segunda edição do programa Máscara+Renda. Elas serão distribuídas entre 84 unidades educacionais e atenderão alunos a partir do Ensino Fundamental 2. 

A entrega foi feita por Flávia Gabriele, uma das costureiras, à Maria Helena Braga, secretária Municipal de Educação, e Giovanni Porchia, coordenador da Divisão de Projetos da Educação Complementar. “Essas máscaras chegaram no momento certo e irão nos ajudar a atender os protocolos sanitários de retorno seguro às aulas”, explicou a secretária. “Aproveito a oportunidade para agradecer a Alcoa por mais esta iniciativa. A empresa é uma grande parceira da educação de Poços de Caldas e da nossa Secretaria, sempre presente nos dando apoio em todos os projetos que desenvolvemos”. 

O Máscara+Renda foi realizado pelo Instituto Alcoa, em parceria com a Rede Asta, e beneficiou 10 mulheres da Zona Sul, sendo quatro do Jardim Kennedy, três do Conjunto Habitacional e três do bairro São Bento, selecionadas de acordo com a renda familiar, sendo que cada uma produziu 1.500 máscaras, recebendo R$ 900,00 por mês, durante três meses. Na primeira edição, realizada no ano passado, foram beneficiadas 18 costureiras do Jardim Kennedy, que produziram 27 mil máscaras, doadas a instituições beneficentes de Poços de Caldas. 

 

Entrega máscaras-EducaçãoA secretária Maria Helena, Flávia e Giovanni com parte das 15 mil máscaras doadas à Secretaria de Educação 

 

Sobre a Rede Asta 

A Rede Asta é uma organização social que existe há 15 anos. Hoje, é uma empresa B Lab certificada com a missão de gerar renda para artesãs e costureiras do Brasil, sempre trazendo visibilidade, conhecimento e empoderamento financeiro. No início da pandemia, a Rede Asta lançou o localizador de máscaras, ferramenta online em que pessoas físicas compram direto das artesãs e costureiras que estão produzindo em casa. 

 

Sobre o Instituto Alcoa  

Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente - Poços de Caldas, em Minas Gerais; São Luís, no Maranhão; e Juruti, no Pará, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). www.alcoa.com.br