31 de maio de 2021

Alcoano é selecionado em Programa de Desenvolvimento de Lideranças Negras

Foram selecionados 50 profissionais de todo o país, com idade entre 25 e 45 anos, que farão parte do programa promovido pelo Instituto Identidades do Brasil 

 

No final do ano passado, a Alcoa lançou seu terceiro grupo de afinidade, chamado AWARE (em português: Alcoanos e Alcoanas Trabalhando Ativamente para a Equidade Étnico-Racial). Entre os líderes das localidades do AWARE está João Henrique Silva, Coordenador de Produção da Refusão da Alcoa Poços de Caldas. Entusiasmado com a nova atividade, João inscreveu-se no Programa de Lideranças Negras Sim à Igualdade Racial 2021 e foi um dos 50 selecionados em todo o país. O projeto é oferecido pela rede Alumni, de ex-bolsistas do Programa Sim à Igualdade Racial de Bolsas de Estudo, e foi construído com o objetivo de potencializar profissionais negros e negras para atuar em cargos de liderança.  

Os profissionais selecionados, com idade entre 25 e 45 anos, farão parte da rede de Fellows ID_BR, do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), e terão acesso a conexões com profissionais atuantes em diversas áreas do mercado de trabalho, e às empresas que possuem o Selo Sim à Igualdade Racial. Além da participação dos profissionais selecionados, Programa terá o módulo Give Back: Formando os Líderes do Futuro, com mentorias para alunos do terceiro ano do ensino médio e de cursinhos populares. 

O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) é uma organização sem fins lucrativos, pioneira no país e 100% comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial. Desenvolve ações em diferentes formatos para conscientizar e engajar organizações e a sociedade, visando reduzir a desigualdade racial no mercado de trabalho, como indica o item 10 da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). 

“Minha ideia, desde que fiz a inscrição, é aprender um pouco mais sobre equidade racial e levar este conhecimento e a experiência adquirida para o nosso Grupo AWARE”, conta João Henrique. “Outro fator que me motivou muito foi a oportunidade de atuar junto à comunidade na preparação de lideranças negras entre os jovens em início de carreira, fornecendo mentoria”. 

 

João Henrique

 

Sobre o Grupo AWARE 

O Grupo AWARE foi criado pela Alcoa com a missão de sensibilizar e influenciar a organização para promover justiça e equidade racial, a fim de aumentar o senso de pertencimento, representatividade em todos os níveis, eliminar os vieses inconscientes e construir uma cultura de todos e todas.  

O Brasil foi a primeira localidade da Alcoa no mundo a criar o Grupo AWARE, em novembro de 2020, que vem somar aos grupos de afinidade já existentes na Companhia: a AWN (Rede de Mulheres da Alcoa), que já completou 15 anos, e o EAGLE, que tem como missão promover uma cultura inclusiva e acolhedora para a comunidade LGBT+.