27 de maio de 2021

Ação comunitária da Alcoa beneficia Caverna de Adulão

Foram promovidos bate-papos sobre Motivação e Diversidade de Gênero, além de oficinas sobre entrevista de emprego e elaboração de currículo 

 

Os 51 acolhidos pela Comunidade Terapêutica Caverna de Adulão, instituição que atende dependentes químicos e de álcool, em Andradas (MG), participaram de dois dias de atividades diferentes. Nos dias 19 e 20 de maio, voluntários da Alcoa Poços de Caldas promoveram bate-papos sobre Motivação e Diversidade de Gênero, e oficinas sobre entrevista de emprego e elaboração de currículos, como parte da segunda ação comunitária do ano.  

“Foram dois dias maravilhosos”, conta Vitor Martinelli, presidente da Caverna de Adulão. “Os bate-papos e oficinas propiciaram momentos de muita alegria para os nossos acolhidos, além de renovar o desejo de vencerem na vida. Eles ficaram encantados. Além dos benefícios diretos aos nossos acolhidos, a doação do Instituto Alcoa (R$ 10 mil) nos permitirá implantar um Salão de Beleza, para capacitar as nossas acolhidas”. 

Para os acolhidos, a ação foi muito importante. “Gostei especialmente das oficinas de preparação de currículo e de como se portar em entrevista de emprego”, disse João Guilherme de Melo, 34 anos. “O que mais quero na vida é conseguir um emprego, quando terminar meu tratamento”.  

Alexssandro Braga dos Santos, 40 anos, concorda. “Os bate-papos me motivaram a concluir o tratamento logo, sair da instituição bem, conseguir um emprego e ter a minha vida de volta”.  

O ACTION teve ainda a participação de Bethania Carvalho, Líder da AWN (Rede de Mulheres da Alcoa); Paulo Roberto Luciano, da empresa PRL Consultoria, e de um ex-dependente químico, que compartilhou sua história. 

Segundo Maria Cristina Gonçalves, consultora de Assuntos Institucionais da Alcoa em Poços de Caldas, mais uma vez os voluntários se superaram para ajudar a comunidade. “Desde o início da pandemia, estamos nos reinventando para continuar a realizar as nossas ações comunitárias e, pelo segundo ano, elas estão sendo virtuais, com muito sucesso”, destaca Maria Cristina. “Tenho a certeza de que os nossos voluntários levaram para os acolhidos da Caverna de Adulão, esperança, fé e motivação”. 

O próximo ACTION em Andradas será em setembro, no CACA (Centro de Atendimento à Criança Andradense). 

Action_CavernaVoluntários promovem ação online junto à Caverna de Adulão 

Sobre o Instituto Alcoa  

Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente - Poços de Caldas (MG), São Luís (MA); e Juruti (PA), a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Saiba mais em www.alcoa.com.br.