28 de abril de 2021

Operações em Juruti são reforçadas com ações de controle e prevenção contra a Covid-19

Empresa segue rígidos padrões contra novo Coronavírus, garantindo segurança de colaboradores e da comunidade

 

A pandemia da Covid-19 mobilizou empresas a implementar rígidos padrões de controle e prevenção para garantir a segurança no trabalho e, sobretudo, a saúde dos colaboradores. Na Alcoa não foi diferente, desde o início a empresa mantém rígidos protocolos rigorosos e mantém reforçadas as medidas de controle e prevenção nas operações, seguindo todas as recomendações das autoridades sanitárias e de saúde para o enfrentamento da doença. 

A Alcoa permanece recomendando seus colaboradores a respeitarem o isolamento social, também, fora do ambiente de trabalho, desencorajando-os a transitar entre comunidades rurais e cidades vizinhas à Juruti.  

“Além disso sempre orientamos nossos colaboradores sobre a importância do uso de máscaras dentro e fora das operações. Esta é uma prática que deve fazer parte da rotina pessoal, além de manter os cuidados com a higienização das mãos e a necessidade do distanciamento social. Essa é uma preocupação com a nossa própria saúde e segurança e, também, com o bem-estar da comunidade do entorno”, destaca o gerente-geral da Alcoa Juruti, Genesis Costa. 

A empresa, juntamente com outras instituições, participa ativamente do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 e vem contribuindo com as discussões para a implementação de medidas para o combate à pandemia em Jurutialém de já ter realizado doações de itens médicos e contribuído com ajuda humanitária neste período emergencial. 

 

Veja algumas das medidas que a Alcoa mantém em suas operações:  

  • Quarentena: 07 dias para assintomáticos, com realização do teste para detecção de Covid -19 no final da quarentena e, para sintomáticos, segue fluxo de liberação estabelecido pelo médico, após realização do teste de detecção de antígeno para Covid-19.
  • Fechamento de escritórios: medida em vigor desde o dia 13/01, com o objetivo de diminuir o fluxo de pessoas nas operações.
  • Recomendação em evitar viagens intermunicipais não-essenciais e deslocamentos entre comunidades rurais. 
  • Check-in diário e obrigatório: caso o colaborador precise acessar a planta, a determinação é realizar o check-in na sua residência. Caso ele reporte algum sintoma, deve ligar para o telemonitoramento e ficar em casa. 
  • Sanitização em áreas comuns como: escritórios, oficinas, prédios e arruamentos. 
  • Acompanhamento médico por telemonitoramento e atendimento domiciliar. 
  • Home office: válido para colaboradores das áreas administrativas, que possuem atividades viáveis com uso de ferramentas virtuais, em alinhamento prévio com seu gestor.  
  • Isolamento de colaboradores do grupo de risco (idosos, grávidas, hipertensos e doentes crônicos). 
  • Postos avançados do Serviço Médico Alcoa no Porto para isolamento de colaboradores com sintomas. 
  • Monitoramento da temperatura e dos níveis de saturação de oxigênio no sangue de colaboradores nas portarias para verificar se há febre ou dificuldade respiratória. 
  • Autoavaliação diária de condições de saúde pelo colaborador no início da jornada de trabalho e afastamento imediato se houver qualquer sintoma. 

 

Higienização de superfícies. Foto-Ascom Alcoa
Higienização de superfícies. Foto-Ascom Alcoa
Higienização de superfícies. Foto-Ascom Alcoa