20 de outubro de 2020

Alumar contribui com geração de renda na comunidade

Aprender receitas deliciosas com os cursos de Alimentação Alternativa e Oficinas de Pães foi o que a Alumar ofereceu, dia 15 de outubro, no segundo ACTION do ano, aos moradores da comunidade Cinturão Verde, área rural de São Luís. Os participantes puderam aprender técnicas de alimentação nutritiva que poderão utilizar para produzir e vender produtos, proporcionando complementação da renda. A iniciativa ocorreu seguindo todas as medidas de saúde e segurança, mantendo o distanciamento social.

O ACTION é mais um programa do Instituto Alcoa, onde colaboradores e empresas parceiras dedicam quatro horas de seu tempo livre para realizar serviços voluntários em alguma instituição e, após o evento, a organização recebe uma doação no valor de dez mil reais. O objetivo é estabelecer alianças que favoreçam um trabalho de respeito e melhoria da qualidade de vida nas comunidades onde o Instituto Alcoa atua, incluindo São Luís.

Outra ação de incentivo à geração de renda aconteceu no final de setembro. A Alumar realizou, pela primeira vez, uma ação solidária online. Em parceria com o Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão – ICE, 44 mulheres recém formadas no Projeto Ferramentas e Caminhos – Gera Renda Mulher, aprenderam um pouco sobre gestão de negócios de forma virtual.

“É importante encontrar alternativas criativas e seguras para continuar contribuindo com as instituições locais e fazer a diferença nas comunidades, preservando a saúde e segurança das pessoas” destaca a supervisora de Relações Institucionais da Alumar, Joana Burgos. São parceiros deste Action a Fiema, Sesi, Senai, Moinho, Sindicato de Panificadoras (Sindpan) e empresa de transportes RCR.

Alumar_geraçãoderendanacomunidade_5
Alumar_geraçãoderendanacomunidade_5
Alumar_geraçãoderendanacomunidade_5
Alumar_geraçãoderendanacomunidade_5
Alumar_geraçãoderendanacomunidade_5

 

Sobre a Alumar

O Consórcio de Alumínio do Maranhão - Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO

9001, NBR ISO 14001 e OHSAS 18001. Em 2019, obteve a certificação ASI, (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.