30 de março de 2020

Alcoa Poços investe em ações para proteger seus colaboradores do COVID-19

Foram intensificadas medidas de higiene e distanciamento físico, desenvolvidas campanhas de esclarecimentos e adoção de Home Office

 

Com o aumento de casos do COVID-19 pelo mundo, a Alcoa continua protegendo a saúde de seus colaboradores enquanto se prepara para mitigar os impactos dessa pandemia global. Hoje, as operações da Alcoa continuam ativas, seguindo o direcionamento das agências governamentais de onde opera, focando exclusivamente nas atividades necessárias.

“Sabemos da importância de nossa produção para a economia global”, destaca Walmer Rocha, gerente de Operações da Alcoa Poços de Caldas. “Em Poços de Caldas produzimos o hidróxido de alumínio, importante insumo para o tratamento de água que, neste tempo de coronavírus, é fundamental para ajudar a população a se proteger. Quase metade da nossa produção de hidrato é direcionada às empresas de tratamento de água, como a Bauminas, responsável por 65% de toda água tratada no país. O produto também é fornecido para empresas de vários estados e exportado para a Argentina”.

Sabemos da importância de nossa produção para a economia global. Por isso, estamos tomando todas as precauções para garantir que nossos colaboradores estão seguros no local de trabalho. Continuaremos a proteger nossas plantas dos riscos controlados gerados pelo COVID-19, aumentando os protocolos de higiene, distanciamento social e outras táticas recomendas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e outros órgãos de saúde locais. Estamos também ajustando os turnos de trabalho e alterando sequências de trabalho para criar distanciamento entre os colaboradores, mantendo os recursos críticos. Os colaboradores que podem trabalhar remotamente estão fazendo Home Office e estendemos nossa proibição de viagem para todos até o fim do mês de abril. Em Poços de Caldas são promovidos bate-papos online, sobre o coronavírus e saúde mental, para ajudar os colaboradores a superar este momento com mais tranquilidade, além de campanhas de esclarecimentos sobre o COVID-19 e formas de prevenção.

“Também estamos mantendo os recursos críticos e 90% dos colaboradores diretos e indiretos das áreas administrativas estão trabalhando em Home Office”, destacou o gerente. “Estamos atentos à comunidade e em contato direto com as autoridades, buscando formas de cooperar. Até o momento já fizemos a doação de equipamentos elétricos, respirador e bomba de infusão para a Santa Casa de Poços de Caldas, entre outras iniciativas em negociação, que contribuirão com a ampliação dos leitos de UTI para atendimento à população da região”.

A Alcoa continuará monitorando a situação do COVID-19, mantendo o foco na saúde e segurança das pessoas e agindo com base no seu valor Cuidar das Pessoas e no OneAlcoa, iniciativa que estende as ações a todos os colaboradores, diretos e indiretos.