15 de outubro de 2019

Planos de ação avançam nos territórios

Voluntários e membros dos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias de Juruti, Poços de Caldas e São Luís promovem iniciativas nas áreas de educação, geração de trabalho e renda e engajamento.

Unnamed

Os Planos de Ação dos territórios de Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA) já começaram a sair do papel. Resultado de rodadas de oficinas realizadas em maio e agosto para apresentação da nova estratégia do Instituto Alcoa e mobilização para ações estruturantes nos municípios, os Planos de cada localidade contemplam iniciativas de curto, médio e longo prazo para responder a demandas nas frentes de educação, geração de trabalho e renda e engajamento.

Poços de Caldas

Intitulada Educação em Pauta, a ação em Poços de Caldas em torno das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que serão realizadas entre 21 de outubro e 1 de novembro, caminham com a divulgação de peças de comunicação contendo os indicadores educacionais dos municípios de Andradas, Divinolândia e Poços de Caldas junto às secretarias de educação dos respectivos municípios e às equipes e funcionários da unidade da Alcoa no território. A ação de comunicação se estende também às mídias sociais. Além disso, o plano prevê tratar do tema nos próximos ACTIONs.

Estão em curso ainda ações de planejamento da Semana Global de Empreendedorismo, a ser realizada entre 18 e 23 de novembro.

Para 2020, a unidade prevê um trabalho de disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio dos ACTIONs e outras ações, além de mais uma edição do Mulheres Empreendedoras, projeto em parceria com a Junior Achievement.

“Estamos com foco total na ação junto às secretarias de educação, com o intuito de engajar ao máximo as comunidades, os agentes públicos e os funcionários na agenda do Saeb. Avaliamos como muito positiva a construção desse plano de ação e temos grandes expectativas em relação ao potencial de mobilização e engajamento que ele pode gerar nos territórios”, afirma Maria Cristina Gonçalves, consultora de assuntos institucionais da unidade da Alcoa em Poços de Caldas.

Juruti

Em Juruti, as ações relacionadas ao Saeb envolvem fixação de cartazes nas escolas e comunicação nas redes sociais da secretaria municipal de educação, além de mobilização junto a diretores, coordenadores, professores, famílias e alunos.

“Todo esse trabalho de mobilização tem sido muito positivo. Os professores se sentem acolhidos por estarem trabalhando diretamente com a comunidade e a socialização de experiências entre as escolas é muito importante”, conta Gercilene Amaral da Silva, consultora de assuntos institucionais da Alcoa Juruti, que explica ainda que o trabalho de comunicação se estende aos funcionários da unidade da Alcoa no município, que também se envolveram com a iniciativa.

Essas ações se somam a outras com o objetivo de incrementar a aprendizagem dos alunos da rede pública de Juruti e também do estado do Pará. É o caso do projeto Arquimedes, que visa oferecer aos alunos do território um reforço em Matemática. A iniciativa conta com três funcionários da Alcoa e dois da Prefeitura como voluntários e está em fase de alinhamento com as escolas contempladas.

Outro projeto, o Força e Ação, prevê o fortalecimento de organizações da sociedade civil locais por meio de ações de capacitação. A iniciativa prevê a realização de oficinas ainda este ano.

O Plano prevê ainda outras ações relacionadas a educação para 2020.

São Luís

Já em São Luís, ações de engajamento da comunidade e geração de trabalho e renda se integram a iniciativas com foco na educação do território. Além das ações de mobilização e engajamento em torno do calendário do Saeb, o município planeja organizar uma série de atividades a fim de sensibilizar a população local sobre a realidade educacional dos territórios.

Outro projeto do território é a Feira da Gente. A iniciativa visa fomentar a geração de renda local dando visibilidade aos produtos produzidos e comercializados por organizações vizinhas à Alumar, bem como oportunizar aos funcionários e terceiros uma compra consciente, com cunho social.