19 de dezembro de 2019

Instituto Alcoa celebra o valor do voluntariado

Em celebração ao Dia Internacional do Voluntário, lideranças das unidades da Alcoa no Brasil reconhecem seus voluntários em festividades locais.

WhatsApp Image 2019-12-19 at 15.56.37

A celebração do Dia Internacional do Voluntário em 5 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com a intenção de promover e também de estimular ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade ao redor do mundo.

A própria agenda de desenvolvimento sustentável da ONU, composta por 17 Objetivos e 169 metas que se propõem a enfrentar os principais desafios globais, reconhece que os meios tradicionais de implementação precisam ser complementados por mecanismos participativos que facilitem o envolvimento das pessoas, e, explicitamente, convoca grupos de voluntários para exercer seu papel como atores fundamentais nesse processo de implementação.

Voluntários podem ser agentes de mudanças por meio do engajamento das comunidades e da atuação das pessoas. Iniciativas nessa linha promovem a apropriação local para soluções de desenvolvimento, cria resiliência e fortalece a preparação das comunidades. A prática transforma tanto os voluntários como as pessoas que recebem as ações.

Por tudo isso é que o voluntariado é o alicerce da atuação do Instituto Alcoa. Com o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais, o Instituto incentiva a participação social e o diálogo em torno das causas nas quais atua como forma de mobilização para o engajamento.

Nessa relação de troca com a comunidade, todos ganham e todos doam: os voluntários doam seu tempo e energia para preparar e participar das ações e ganham uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional; a Alcoa doa horas dos colaboradores para as ações – algumas realizadas dentro do período de trabalho – e ganha uma equipe mais unida e motivada; o Instituto Alcoa doa recursos financeiros e materiais e ganha uma relação mais próxima e ativa com as comunidades; e os milhares de beneficiários oferecem seu tempo, conhecimentos e afeto e ganham uma vivência transformadora.

Ações de voluntariado

Ao longo de sua trajetória, o Instituto Alcoa consolidou um legado na agenda com o desenvolvimento de diversos programas de incentivo ao voluntariado.

Uma das iniciativas mais reconhecidas do Instituto é o ACTION. A ação organiza grupos de no mínimo 8 colaboradores para atividades diversas nos territórios, alinhadas, prioritariamente. às áreas de educação e geração de renda, em organizações, escolas, espaços públicos, etc. Além da dedicação voluntária dos colaboradores, as instituições são beneficiadas com uma doação do Instituto Alcoa no valor de R$ 10 mil.

“O recurso financeiro doado pelo Instituto Alcoa para as organizações é muito importante, mas ainda mais as horas doadas de trabalho consistente, principalmente por compartilharem e vivenciarem nossos valores nessas interações: agindo com integridade, trabalhando com excelência e cuidando das pessoas”, observa Tatiana Bizzi, gerente de programas do Instituto Alcoa.

Outra iniciativa do Instituto se dá pela parceria com a organização Junior Achievement há mais de 20 anos. Por meio dos programas e metodologia da instituição, voluntários são capacitados para ministrar aulas de preparação para o mundo do trabalho a jovens alunos do Ensino Médio de escolas e organizações parceiras em cada um dos territórios de atuação da Alcoa.

Em 2019, cerca de 700 voluntários se engajaram em 30 ACTIONs e seis iniciativas da parceria com a Junior Achievement.

Fausto Cruz, presidente do Instituto Alcoa, observa que, este ano, o Instituto focou energia e investimentos em iniciativas que visam ao engajamento das comunidades, além da ampliação do acesso à educação de qualidade e à geração de trabalho e renda.

“Quando pensamos em engajamento, os voluntários são os responsáveis pelas transformações nos territórios. Queremos agradecer os cerca de 700 voluntários que doaram seu tempo,  talento, conhecimentos e experiências e, com isso, transformaram a vida de centenas de pessoas. Um agradecimento também às equipes líderes de relações comunitárias das localidades, que além de se engajarem, são responsáveis por motivar tantos outros.”

Reconhecendo o valor dos voluntários

Com o intuito de celebrar e reconhecer os voluntários que ao longo do ano se engajaram nas inúmeras atividades dos programas e projetos do Instituto, cada território organiza um evento especial com a presença das lideranças da unidade para entrega de certificado e brinde.

É um momento de reconhecer e fortalecer o engajamento daqueles que dedicam seu tempo e talento por causas comunitárias e também de refletir sobre a importância do trabalho voluntário para o país.

Walmer Rocha, gerente de operações da Alcoa Poços de Caldas, é uma dessas lideranças locais que reconhecem o valor dos voluntários. “Nossa atuação com a comunidade é extremamente importante e os excelentes resultados não seriam possíveis sem nossos mais de 160 voluntários, que dedicam seu tempo livre para fazer a diferença.”

“Fico muito feliz por termos um momento de reconhecimento dos nossos voluntários em todas as plantas no Brasil. O Instituto Alcoa está completando quase 30 anos de trajetória e o voluntariado é uma tradição, o engajamento dos nossos colaboradores faz parte da cultura na nossa companhia. Gostaria de parabenizar cada um que participou de programas e projetos, seja por meio dos ACTIONs, dos programas da Junior Achievement ou de projetos de mobilização para engajamento nas comunidades”, afirma Tatiana.