12 de dezembro de 2019

Ações na área de educação promovem o desenvolvimento de jovens e o engajamento das comunidades em Juruti, no Pará

Projetos têm como foco a aprendizagem dos alunos da rede pública do município.

MVI_9245.MP4.00_00_03_04.Quadro001

O cenário de desafios na melhoria da qualidade, acesso e gestão da Educação Básica no Brasil, determinante para o desenvolvimento do país e a diminuição das desigualdades, tem colocado de forma cada vez mais contundente na pauta do dia uma atuação de todos os setores da sociedade.

Uma das frentes de trabalho do Instituto Alcoa, o tema inspira múltiplas ações de engajamento nos territórios em que a Alcoa está presente. Em Juruti (PA), dois projetos protagonizaram o Plano de Ação do território em 2019, buscando fortalecer a aprendizagem dos alunos da rede pública do município.

As ações contaram com a participação de lideranças e membros da Equipe Líder de Assuntos Institucionais da Alcoa Juruti e de representantes do Conselho Consultivo de Relações Comunitárias para responder às demandas locais.

Geração de trabalho e renda: desenvolvimento socioemocional e empreendedor

O projeto Juventude em Ação, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), é voltado a jovens das etapas do Ensino Médio e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Por meio de palestras e cursos em temas como cooperativismo, gestão financeira, agricultura e pesca, artesanato e novas tecnologias, a ideia é promover o desenvolvimento de competências socioemocionais – fundamentais hoje para a entrada e desenvolvimento no mundo do trabalho – e do comportamento empreendedor com foco na geração de trabalho e renda.

A iniciativa teve início em setembro e contou com o apoio de voluntários da Alcoa Juruti, do Colégio Pitágoras e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), tendo esse último disponibilizado 30 vagas para alunos da rede pública em seu curso de Assistente Administrativo.

O projeto foi realizado em caráter piloto com a perspectiva de ser ampliado em 2020. Cerca de 150 jovens foram beneficiados pelas ações nesse primeiro momento.

“Sabemos dos desafios enfrentados atualmente por essa parcela da população e, por isso, buscamos contribuir com a formação de jovens com visão empreendedora e novas perspectivas profissionais”, afirma Rogério Ribas, gerente de Relações Institucionais e Trabalhistas da Alcoa Juruti.

“O projeto foi pensado para proporcionar à juventude do município de Juruti o desenvolvimento de seu potencial por meio da aquisição de competências – papel da educação – e da empregabilidade dessas competências de forma produtiva e significativa – papel da economia”, observa Lidiane Guimarães, diretora de ensino da Semed de Juruti.

Educação: engajamento e mobilização em torno do Saeb

Outro projeto realizado no território de Juruti este ano foi o Educação: Compromisso de Todos. A ação visou mobilizar e engajar toda a comunidade juritiense em torno das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicadas de 21 de outubro a 1º de novembro, que avaliaram estudantes, professores, diretores e dirigentes da rede pública de ensino de todo o país.

Os resultados do Saeb permitem que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, de modo a oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências.

Para ampliar o entendimento e o engajamento de todos os setores acerca da importância da melhoria da qualidade da educação, diferentes atores sociais foram convidados e incentivados a se envolver com a causa, incluindo a Secretaria Municipal de Educação, escolas, funcionários e voluntários da Alcoa e toda a comunidade.

“Os dados do Ensino Fundamental dos municípios em que atuamos mostram que ainda temos muitos desafios. Estamos construindo soluções em conjunto com a gestão pública e a sociedade civil porque acreditamos que só assim poderemos ter resultados mais efetivos”, afirma Tatiana Bizzi, gerente de programas do Instituto Alcoa.

A iniciativa também contemplou atividades e projetos nos demais territórios de atuação do Instituto Alcoa em uma ação integrada. Em Juruti, a ação gerou uma campanha com a produção e fixação de cartazes nas escolas, na sede da Semed e na Unidade da Alcoa na cidade.

Silvia Fujiyoshi, consultora de Relações Institucionais da Alcoa Juruti, ressalta a educação como um dos pilares da atuação do Instituto Alcoa nos territórios e a importância do engajamento para o êxito das ações.

“Investindo na qualidade do ensino e na formação das pessoas, acreditamos estar fortalecendo a base do desenvolvimento local e estabelecendo um legado de transformação social positiva. E a chave de todas essas iniciativas está na parceria com as organizações e comunidades locais.”