06 de setembro de 2019

Programa ECOA ganha força em 2019 aproximando escolas e comunidades em projetos de educação baseados na cooperação

ECOA

 

O Programa de Apoio a Projetos Locais é uma iniciativa do Instituto Alcoa que contribui com a missão de promover coletivamente a educação e o desenvolvimento dos territórios onde está presente: Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA). Desde 2011, o IA lança um edital para apoiar iniciativas, alinhadas a esse propósito, que precisem de investimento. Este ano, foram recebidas 82 propostas, que estão sendo analisadas para, em outubro, os contemplados serem anunciados.

 

A seleção contempla três etapas de análise e avaliação e os projetos escolhidos recebem apoio financeiro do IA de, no mínimo, R$ 50.000,00. Todo o processo conta com a parceria da organização FICAS. As ações devem estar em sintonia com as áreas prioritárias de atuação do Instituto, nesse caso, educação e geração de trabalho e renda, que são causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa.

 

Para integrar o programa, são considerados projetos locais desenvolvidos por organizações da sociedade civil ou poder público em linhas de atuação como fortalecimento da gestão municipal e sistema educacional e de espaços de participação para os estudantes na escola; formação técnica e em gestão de profissionais da educação do Ensino Fundamental; e apoio a infraestrutura das escolas públicas de Ensino Fundamental e iniciativas de educomunicação. Também são contemplados projetos de qualificação profissional para inserção no mundo do trabalho; formação de jovens; e apoio ao empreendedorismo, a grupos produtivos e a negócios sociais locais.

 

“O Instituto Alcoa apoia projetos comunitários desde 1995. Em 2011, passamos por um processo de mudança na atuação e implantamos o edital no formato como é realizado atualmente. Já apoiamos mais de 2 mil projetos em diferentes cidades brasileiras. O Programa de Apoio a Projetos Locais permite ao Instituto construir relações de confiança com organizações da sociedade civil e com as comunidades. A partir de 2019, com atuação focada em educação e geração de trabalho e renda e empreendedorismo, queremos ampliar a participação, mobilização e engajamento das pessoas para a melhoria dos índices educacionais e diminuição de desigualdades nos municípios”, comenta Monica R. Espadaro, gerente de projetos comunitários do IA.

 

Mobilização local

Não há um número mínimo de projetos a ser selecionado para o programa. Todas as propostas são avaliadas pelas equipes internas da Alcoa e Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias, recebendo, cada uma, uma pontuação. As iniciativas são priorizadas conforme a nota que recebem e a verba disponível para a localidade. É importante que as propostas estejam planejadas para período de duração de até dois anos, tendo perspectiva de continuidade e sustentabilidade das ações após o encerramento do apoio.

 

No edital de 2019, as propostas foram equilibradas para cada área de atuação. As vinculadas ao tema educação, em Juruti 50%, Poços de Caldas 44% e São Luís 56%. Já no segmento de geração de trabalho e renda, Juruti 50%, Poços de Caldas 56 % e São Luís 44%.

 

Para que os territórios se organizem, conheçam o programa e formatem propostas a serem enviadas ao edital, são realizadas mobilizações locais com ações de divulgação, oficinas e esclarecimento de dúvidas.

 

“Em Juruti, a mobilização ocorreu por meio de envio de e-mail, cartazes e programa de rádio. O Conselho Consultivo de Relações Comunitárias se engajou na mobilização das instituições para participação da Oficina de Elaboração de Projeto. A exemplo, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) apoiou na mobilização das escolas, por meio dos conselhos escolares e associações de pais e mestres e o Instituto Juruti Sustentável (Ijus) mobilizou as organizações civis. O conselho ainda deu suporte na orientação sobre dúvidas do edital, já que foram capacitados pelo FICAS e IA para isso”, conta Gercilene Amaral da Silva, que atua na área de Assuntos Institucionais e Sustentabilidade da Alcoa Juruti.

 

Agora, após a conclusão da primeira e segunda etapa de análise dos projetos segundo os critérios de participação e avaliação técnica, as propostas seguem para terceira etapa, com análise da diretoria e conselho do IA para, finalmente, os aprovados serem comunicados na segunda quinzena de outubro.