 |
 |
 |
 |
 |
 |
Clique aqui para pesquisar outras notícias

|
 |
Abril 29, 2009

Alcoa faz acordo em princípio com a BHP Billiton no Suriname: a Suralco, subsidiária da Alcoa, deve adquirir a participação da BHP Billiton em joint venture

|
|
|
A Alcoa World Alumina LLC e a Billiton Suriname Holdings B.V. acabam de anunciar um acordo em princípio para aquisição, pela Suralco-Suriname Aluminum Company LLC, das participações da N.V. BHP Billiton Maatschappij Suriname (BMS), subsidiária da BHP Billiton, nos negócios de bauxita e refino de alumina no Suriname. Os termos do acordo não foram divulgados.
A Suralco e a BMS têm sido parceiras em joint ventures em mineração e refino no Suriname desde 1984. A BMS detém atualmente 45% e a Suralco 55% de participação nos negócios conjuntos. Antes da criação das joint ventures, a BMS realizava separadamente operações no setor de mineração no país, enquanto a Suralco atua no Suriname há quase 100 anos.
No final de 2008 a BHP Billiton informou ao governo da República do Suriname sua decisão de descontinuar suas atividades no país até 2010. “Estamos satisfeitos com a concordância da Suralco em adquirir estas participações da BMS,” afirma Frank Plantenberg, COO da BHP Billiton Aluminum na América do Sul. “Vimos trabalhando com a Alcoa no Suriname há alguns anos e estamos confiantes em que a empresa manterá as práticas e políticas adotadas pela joint venture, para o relacionamento com as comunidades locais, funcionários e o meio ambiente”.
“Apesar das atuais condições do setor de alumínio e alumina serem desafiadoras, nós continuamos acreditando no valor desses empreendimentos a longo prazo e estamos felizes em poder adquirir as participações da BHP Billiton no Suriname,” diz Franklin L. Feder, presidente da Alcoa América Latina e Caribe. “Esse acordo não teria sido possível sem o apoio do governo da República do Suriname, particularmente pela atuação pessoal do presidente R.R. Venetiaan e do ministro de Recursos Naturais G.A. Rusland.
“Pretendemos dialogar com o Governo sobre o futuro desses negócios e estamos confiantes em que chegaremos a bom termo, em benefício dos interesses do país e da indústria privada”, completa Feder.
A concretização do negócio entre Suralco e BMS deverá ocorrer no final de Junho próximo, sujeita às aprovações regulatórias locais. A Suralco faz parte da Alcoa World Alumina and Chemicals (AWAC), uma joint venture entre a Alcoa e a Alumina Limited, com 60% do controle pertencendo à Alcoa.
Sobre a Alcoa Há 44 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes comerciais e no mercado industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. A Companhia possui 97 mil funcionários em 34 países e integra pela sétima vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A Alcoa foi eleita pela quinta vez consecutiva uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.
Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros – Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina – incluindo uma nova mina de bauxita, que está sendo instalada em Juruti (PA). Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. A Alcoa está entre as “empresas mais admiradas do Brasil” em 2007, segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro, em 2008. A mesma revista incluiu em 2009 a Alcoa em sua lista das 50 Empresas do Bem. Também foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. Mais informações sobre a Alcoa podem ser encontradas no site www.alcoa.com.br.

|
 |
|
|
|
 |