O que é Sustentabilidade?


Entre as tendências que marcam a evolução da democracia e da comunicação, em todo o mundo e também no Brasil, destaca-se o crescimento contínuo das exigências da sociedade com relação às empresas que, hoje, além de cumprir as leis, precisam também vivenciar ativamente uma postura ética abrangente, com relação a todos os stakeholders, que abarca desde seus produtos e respectivo ciclo de vida até a promoção da melhora da qualidade de vida das comunidades, passando pela excelência ambiental e pelo progresso econômico. Em uma palavra, pelos três pilares do que hoje se chama sustentabilidade.

 

Para poder receber da sociedade sua autorização para operar, é indispensável que a empresa adote a sustentabilidade como fator integrante de sua estratégia de negócios.

 

A Alcoa que sempre teve essa postura - muito antes ainda do surgimento desse neologismo - vem acentuando ainda mais seu compromisso nesse sentido. Essa atitude se comprova por diversos fatos concretos, entre os quais se destacam a criação do Conselho Juruti Sustentável, no Oeste do Pará, onde a Alcoa implantou uma nova mina de bauxita em intenso diálogo e interface com toda a comunidade, visando a promover seu desenvolvimento sustentável; o amplo trabalho voluntário realizado pelos funcionários, em favor de ONGs comunitárias, em todas as unidades da Empresa no Brasil, que tem o empenho de quase 70% dos funcionários; o apoio a áreas de conservação ambiental na Amazônia que abrangem mais de 10 milhões de hectares e muitos outros exemplos, como a redução das emissões de gases de efeito estufa e economia do uso de água nas fábricas.

 

Essas ações voltadas ao desenvolvimento sustentável refletem constantemente os Valores, Princípios e Sistema de Gestão da Alcoa. A Companhia se preocupa com os interesses das sociedades onde atua, cria e participa de conselhos comunitários, pois é a sociedade quem, de fato, legitima o trabalho da Empresa, em todas as suas unidades.

 

E a Alcoa vem sendo reconhecida por suas práticas sustentáveis. Em 2010 a Alcoa integrou, pela nona vez, o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Foi eleita por cinco vezes consecutivas uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.

 

Para mais informações acesse aqui.