12 de abril de 2024

Voluntariado Alcoa 2024: O Fazer Comunitário


A cada ano, o Instituto Alcoa desenvolve um conceito, que orienta todas as ações, e em 2024, o mote é “O Fazer Comunitário”, cujo objetivo é pensar no que é idealizado e realizado por várias pessoas em seus territórios. Atuar em comunidade exige responsabilidade, empatia, atenção para o outro e para a localidade. Para o IA, a ação voluntária acontece quando o verbo sentir se transforma em fazer, em colocar “a mão na massa”.

Em 2023, cerca de 900 voluntários e voluntárias se engajaram em 30 ACTIONs, seis grupos do VAMOS (Voluntários Alcoa Mobilizando a Sociedade), seis programas em parceria com o Atados, três programas em conjunto com a Junior Achievement, e com participação em quatro ações do Mais Unidos.

Acreditamos que a participação social é essencial para o desenvolvimento de qualquer território. Nesse sentido, vejo que o voluntariado é motivado, sobretudo, pelo desejo de um mundo melhor. E esse mundo melhor, começa em casa, na escola, em nossa comunidade. O trabalho voluntário só faz sentido quando envolve a comunidade, colaboradores(as)e organizações parceiras em benefício do coletivo.

Durante o evento virtual de lançamento da campanha, na tarde do dia 20 de março, Monica Espadaro, Diretora Executiva de Operações do Instituto Alcoa, disse aos colaboradores e colaboradoras Alcoa que convidem seus familiares e amigos para as ações de voluntariado previstas para o ano. “Lanço o desafio para que cada um de vocês traga pelo menos mais uma pessoa para o voluntariado”, manifestou.

O Brasil solidário

A atuação do Instituto Alcoa, ano a ano, em seu Programa de Voluntariado nas regiões de Juruti (PA), São Luís (MA), Poços de Caldas (MG) e São Paulo (SP), se soma aos mais de 7,3 milhões de brasileiros e brasileiras que realizam algum tipo de trabalho voluntário. O dado, divulgado em agosto de 2023, compõe o estudo Outras Formas de Trabalho, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa do IBGE mostra ainda uma tendência de aumento no voluntariado, ano a ano. Entre 2019 e 2022, por exemplo, houve um acréscimo de 603 mil pessoas na prática da ação voluntária, e essa elevação ocorreu em todas as regiões do país. Em 2022, 86,4% dos voluntários(as) atuaram por meio de empresas, organizações sociais ou instituições. Já os demais têm atuado individualmente em iniciativas locais ou articulações em ambiente digital.

Inspiração

Ao olhar para o perfil das pessoas que se voluntariam no Brasil, o IBGE apurou que o mais frequente, no recorte de gênero, é o feminino. Entre o total de pessoas voluntárias no país, 7,3 milhões, as mulheres representam mais que a metade.

Uma dessas mulheres que dedica o seu tempo, habilidade e conhecimento para o trabalho voluntário com o Instituto Alcoa em Juruti (PA) é Jackeline Brasil, que diz ser uma entusiasta dessa forma de se conectar com outras pessoas.

“Ser voluntária tem contribuído muito para o meu desenvolvimento pessoal e profissional, pois cada ação nos traz a oportunidade de desenvolver o autoconhecimento, a flexibilidade, a criatividade e a liderança. O trabalho voluntário é uma ótima oportunidade para conhecer histórias admiráveis que impactam vidas e essa troca de experiências nos permite desenvolver a capacidade de compreender e ter empatia pelos outros”, relata Jackeline.

Em sintonia com o relato da colaboradora de Juruti, diversos pesquisadores sobre o tema afirmam que o trabalho voluntário beneficia comunidades, além da própria pessoa que se doa para uma ação, seja a revitalização de uma escola até uma visita a alguém doente. “Ser voluntária é dedicar um pouco do seu tempo ao próximo sem esperar nada em troca. Se é bom para quem recebe, é muito melhor para quem doa. Sair de cada ação com o dever cumprido enche o coração de alegria”, comenta Jackeline.

Programa 2024 de Voluntariado do Instituto Alcoa

Este ano, a Campanha traz várias possibilidades de atuação para voluntários Alcoa. Estão programados 30 ACTIONs, seis grupos do VAMOS, e atividades em parceria com a Junior Achievement, Atados e com o +Unidos. Confira:

ACTION - O Programa incentiva voluntários(as) a participarem de atividades comunitárias beneficiando organizações que, ao final, recebem uma doação de R$15.000,00 do Instituto Alcoa. A ação deve ter duração mínima de 4 horas e a participação de, pelo menos, oito colaboradores(as).

VAMOS - O Programa tem o objetivo de formar grupos para promoverem atividades em prol de organizações em seus territórios. A ação deve ter duração máxima de quatro meses e ter a participação de, pelo menos, cinco colaboradores(as), sendo, no mínimo, três funcionários(as). O grupo deve doar, em conjunto, no mínimo, 50 horas de trabalho voluntário. Ao final da atividade, a organização recebe uma doação de R$10.000,00 do Instituto Alcoa.

Junior Achievement e Atados - Parcerias de incentivo ao voluntariado com as organizações referência no tema. Por meio dessas parcerias, o IA tem acesso a programas, materiais, apoio técnico e metodologia para a execução de iniciativas com foco em empregabilidade, preparação para o mundo do trabalho e mobilização social.

Mais Unidos - O Grupo +Unidos é um fundo de investimento social colaborativo, formado por multinacionais brasileiras, em parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). O foco é a educação e a capacitação profissional para o mundo do trabalho. Voluntários(as) Alcoa poderão participar de alguns programas desenvolvidos por eles.

Voluntariado no Brasil e no mundo

  • Em 2001, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o Ano Internacional do Voluntário, quando se iniciou uma série de atividades no mundo, como pesquisas para conhecer o perfil dos voluntários e como apoiavam a sociedade em geral;
  • Criado em 1971 a pedido dos países membros da ONU, o Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV) já contou com mais de 30 mil participantes ao longo das décadas, que se dedicaram a causas diversas em 140 nações. Atualmente, a iniciativa conta com mais de 7 mil voluntários anuais;
  • Já no Brasil, a Pesquisa Voluntariado no Brasil, desenvolvida pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), mostrou, em 2021, que, em duas décadas, o percentual da população brasileira que já praticou o voluntariado em algum momento de sua vida mais que triplicou, passando de 18% em 2001 para 56% em 2021;
  • Para mostrar essa evolução, a organização lançou, em 2022, o livro digital Voluntariado no Brasil: Duas Décadas de Transformação, o qual, a partir de análises de especialistas sobre o tema, apresenta várias reflexões sobre o tema e próximos horizontes.

Acesse o site do Instituto Alcoa e saiba mais detalhes sobre o Programa de Voluntariado