Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio


19 de Junho de 2013

Jovem de 19 anos cria matriz de limpeza oceânica

 

Apesar de ter apenas 19 anos, o holandês Slat Boyan já mostrou ao mundo uma de suas ideias inovadoras: sua matriz de limpeza oceânica, que visa retirar os resíduos plásticos do mar. A inovação, que está em fase de projeto, recebeu o prêmio de melhor Desenho Técnico de 2012 na Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda.

 

A máquina tem a aparência de uma arraia e é equipada com pás gigantes que ajudam a aglomerar todo o resíduo. Depois de centralizar todo o material, ele é direcionado às plataformas que separam os plânctons, filtram o lixo e armazenam o plástico para a reciclagem. Estima-se que a matriz de limpeza possa retirar mais de sete milhões de toneladas de plástico do oceano.

 

Uma equipe com 50 engenheiros está trabalhando em formas de viabilizar a tecnologia. Os impactos ambientais do projeto também são considerados: serão utilizadas placas solares e a força das ondas e correntes marítimas para gerar a energia necessária para o funcionamento do sistema.

 

Boyan levou em consideração a quantidade de partículas de plástico presente nos oceanos, que é responsável pela contaminação ou morte de espécies marinhas e outros animais que ingerem ou, até mesmo, ficam presos aos resíduos.

 

Fonte: Ciclo Vivo http://bit.ly/Yfi1qW