Releases


07 de Novembro de 2013

Alcoa é uma das empresas-modelo do Guia EXAME de Sustentabilidade 2013 pela sétima vez

 

Companhia é campeã em seu segmento de atuação e na categoria Relação com os Fornecedores

 

São Paulo, 07 de novembro de 2013 - A Alcoa, líder mundial na produção de alumínio primário e alumínio transformado, foi considerada a empresa mais sustentável em seu setor de atuação e na categoria Relação com os Fornecedores pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2013, publicação anual da Editora Abril. Considerado um dos levantamentos mais relevantes sobre o tema no Brasil, o Guia destaca a atuação sustentável de empresas. O anúncio ocorreu em cerimônia realizada ontem, 6 de novembro, na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, em São Paulo (SP).

 

“Estamos muito orgulhosos com a conquista do primeiro lugar no nosso setor e, principalmente, de fazermos parte pela sétima vez de um grupo tão seleto de empresas. Esse resultado comprova que, mesmo com os enormes desafios que a indústria do alumínio tem enfrentado, continuamos perseverando e trilhando um caminho competitivo de forma sustentável”, avalia Franklin L. Feder, presidente da Alcoa América Latina & Caribe.

 

O programa “Compras Sustentáveis” da Alcoa, vencedor da categoria Relação com Fornecedores, busca identificar práticas de sustentabilidade dos fornecedores por meio de questionários, métricas e visitas. Comprometida com a sua cadeia de valor, a Alcoa considera critérios socioambientais na avaliação, qualificação e contratação de parceiros comerciais.  Em 2012, 76 fornecedores foram aferidos e 28 auditados in loco, incluindo empresas que prestam serviços aos fornecedores, muitas vezes no interior do Norte e Nordeste do País.

 

Para evitar a contratação de empresas com risco de violação a direitos humanos, a companhia realiza consultas prévias à lista do Ministério do Trabalho, aplica questionários específicos sobre o tema e verifica documentos que evidenciem o acato aos direitos humanos. Além disso, é signatária do programa “Mão Certa”, que busca avaliar se os fornecedores têm iniciativas para orientação de caminhoneiros sobre exploração sexual. Infringir cláusulas previstas em contratos pode acarretar na necessidade de adequação – com prazo e orientação da Alcoa – ou no descredenciamento da empresa. Em 2012, não houve registro de descumprimento de direitos humanos por parte dos fornecedores e a companhia contava com 6000 fornecedores ativos e aproximadamente 1,1 mil contratos de fornecedores significativos, com cláusulas de direitos humanos.

 

Para João Batista Menezes, diretor adjunto da área de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade (SSMA&S) para América Latina & Caribe, além da Alcoa fortalecer o relacionamento com seus fornecedores, também os ajuda a atuar de maneira mais sustentável. “Desenvolvemos iniciativas para o aprimoramento de nossos fornecedores locais em algumas localidades, como o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, realizado no Maranhão e no Pará, em parceria com as Federações das Indústrias, e o Programa Vínculos, em Pernambuco".

 

Práticas pioneiras

 

Nas edições de 2009, 2010 e 2011, o reconhecimento da Alcoa no Guia Exame de Sustentabilidade foi motivado pela inovação na forma de diálogo com a comunidade do município Juruti, na região Oeste do Pará, onde a empresa opera uma mina de bauxita há três anos. Em 2010 a companhia, a Alcoa foi nomeada a “Empresa Sustentável do Ano”, com destaque para a implantação do projeto de mineração de bauxita em Juruti (PA). No ano passado, a revista definiu como tema central as mudanças climáticas, com destaque para a redução nas emissões de gases do efeito estufa. A Alcoa apresentou o case da substituição do óleo combustível por gás natural na unidade de Poços de Caldas (MG).

 

O especial da Exame é coordenado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, que avalia a estratégia e práticas das empresas nas áreas de governança corporativa, econômico-financeira e social . A partir de 2013, as empresas participantes tiveram o seu desempenho analisado em relação a pares do mesmo setor da economia e foram destacadas por seu desempenho nos temas: governança da sustentabilidade, direitos humanos, relação com a comunidade, relação com fornecedores, gestão da água, gestão da biodiversidade e gestão de resíduos.

 

A classificação também abrange as práticas de negócios, transparência e governança corporativa. Após a apuração dos questionários e dos relatos de iniciativas recentes relacionadas às estratégias de sustentabilidade das empresas, um conselho deliberativo selecionado pela revista Exame selecionou o grupo de empresas com os melhores desempenhos nas quatro dimensões do questionário e também no geral.

 

Para mais informações sobre o Guia Exame de Sustentabilidade, acesse http://exame.abril.com.br/revista-exame/guia-de-sustentabilidade/inscricoes/2013/

 

Sobre a Alcoa

 

A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc., líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima segunda vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. Neste ano, a companhia completa 125 anos de atuação no mundo.

 

No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2012, a empresa registrou faturamento de R$ 2.6 bilhões no Brasil. Em 2013 foi considerada a empresa mais sustentável no seu setor de atuação e na categoria Relação com os Fornecedores do Guia Exame de Sustentabilidade. No mesmo ano, foi reconhecida pela décima segunda vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar e pela segunda vez consecutiva como a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, pelo Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite o www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.