Releases


31 de Outubro de 2013

Alcoa apresenta a mais resistente liga leve para rodas do segmento de transporte comercial nos Estados Unidos

 

Com lançamento previsto para início de 2014, a liga leve MagnaForce™ possibilitará o aumento  da carga útil das frotas e da eficiência em consumo de combustível

 

São Paulo, 05 de novembro de 2013 - A Alcoa, criadora das rodas de alumínio forjado e líder mundial nesse ramo, lançou nesta semana nos Estados Unidos a MagnaForce™, mais avançada liga de alumínio para rodas já desenvolvida. O novo material possibilita que as rodas sejam mais leves, mais robustas e com as mesmas características de resistência à corrosão que a liga padrão do setor, também fabricada pela Alcoa. A companhia espera lançar uma roda de última geração com essa liga no início de 2014.


Apresentada na Conferência e Exposição da Administração da Associação Americana de Transporte Rodoviário (American Trucking Association) em Orlando (EUA), a nova liga é denominada MagnaForce™. Ela é 16,5% mais resistente do que o padrão do setor, a liga 6061 da Alcoa, em aplicações similares. A Alcoa usará o material para fabricar rodas para transporte comercial, setor em que há uma alta demanda de produtos mais leves que aumentem a eficiência em termos de consumo de combustível.


“A Alcoa está fazendo história no ramo de rodas de caminhão, com o desenvolvimento de soluções inovadoras em alumínio”, afirmou Tim Myers, presidente de Rodas e Produtos de Transporte da Alcoa. “Nenhum fabricante produziu uma roda com uma liga superior ao material 6061 da Alcoa. Hoje, nossa liga MagnaForce™ abre portas para a produção das rodas mais resistentes e mais leves a fim de aumentar a carga útil das frotas, elevar a eficiência no consumo de combustível e incrementar a sustentabilidade.”


A liga MagnaForce™ demorou dois anos para ser desenvolvida pelos cientistas e engenheiros do Centro Técnico da Alcoa, maior centro mundial de pesquisa e desenvolvimento de metais leves, localizado em Pittsburgh (EUA).


A Alcoa é líder do setor desde que inventou a roda de alumínio forjado, em 1948, usando uma liga que havia desenvolvido para o setor aeroespacial. Em 1968, a companhia definiu novamente o padrão do setor ao lançar sua liga 6061 para rodas de alumínio forjado. O produto oferece uma liga robusta, durável e resistente à corrosão, utilizado até hoje pelos principais fabricantes de rodas de alumínio forjado. A fim de atender a solicitação de rodas mais leves pelos clientes, os especialistas da Alcoa criaram produtos que hoje pesam cinco quilos a menos do que as rodas de 20 anos atrás, usando a mesma liga.

 

Sobre a Alcoa


A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc., líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima segunda vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. Neste ano, a companhia completa 125 anos de atuação no mundo.


No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2012, a empresa registrou faturamento de R$ 2.6 bilhões no Brasil. Em 2013 foi considerada a empresa mais sustentável no seu setor de atuação e na categoria Relação com os Fornecedores do Guia Exame de Sustentabilidade. No mesmo ano, foi reconhecida pela décima segunda vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar e pela segunda vez consecutiva como a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, pelo Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite o www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.