Releases


21 de Outubro de 2013

Voluntários da Alcoa promovem melhorias na Escola José Avelino de Melo

 

Cerca de 30 voluntários pintaram os brinquedos do parque infantil, organizaram a biblioteca e plantaram árvores durante ação comunitária realizada na Escola Municipal José Avelino de Melo

 

Os alunos da Escola Municipal José Avelino de Melo, localizada na zona rural da cidade, tiveram uma boa surpresa quando chegaram para mais um dia de aula, na segunda-feira, 21. Os brinquedos do parque infantil e o corrimão, que liga o pátio de entrada ao parquinho, ganharam nova pintura, e a área atrás da quadra esportiva, árvores frutíferas (amora, caqui, graviola, ameixa e jabuticaba), além dos livros terem sido reorganizados na biblioteca. As melhorias foram realizadas por cerca de 30 voluntários da Unidade da Alcoa em Poços de Caldas, que participaram da sétima ação comunitária de 2013 (7º ACTION 2013), no sábado, 19 de outubro. O evento fez parte da programação do Mês Mundial de Serviços Comunitários e dos 125 da Alcoa, que estão sendo comemorados durante todo o mês de outubro.


Para Tariza Bertozzi Risso de Carvalho, analista Financeira do GBS, participar de ações voluntárias já é um hábito na sua vida. “Desde que tinha 14 anos faço trabalho voluntário e gosto cada vez mais”, destacou Tariza. “Além de colaborarmos com a comunidade, atividades como esta na Escola José Avelino nos diverte e ajuda a fazer novos amigos”.


Marina de Souza Berti, estagiária do GBS Financeiro, participou de uma ação comunitária pela primeira vez e adorou. “Poder ajudar, principalmente crianças da zona rural, é muito gratificante”, disse. “Este tipo de trabalho contribui não só com a nossa vida pessoal como profissional”.


“As crianças ficaram encantadas e acharam que tínhamos comprado brinquedos novos”, contou, emocionada, Maria de Lourdes Pereira Venâncio, diretora da Escola. “E nós ficamos ainda mais contentes, pois fazia muito tempo que queríamos pintar os brinquedos. Só temos a agradecer aos voluntários da Alcoa por este presente maravilhoso para os nossos alunos”.


Além de ganhar com o trabalho voluntário dos Alcoanos de Poços de Caldas, a Escola José Avelino ainda receberá uma doação equivalente a três mil dólares, do Instituto Alcoa.


Esta será a quinta doação feita à escola, que já foi beneficiada com quatro projetos comunitários: ampliação e melhorias na Escola; aquisição de recursos audiovisuais; implantação do parque infantil e aquisição de instrumentos e uniformes para a banda marcial.


Sobre a Alcoa


A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc., líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima segunda vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. Neste ano, a companhia completa 125 anos de atuação no mundo.


No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2012, a empresa registrou faturamento de R$ 2.6 bilhões no Brasil. No mesmo ano foi considerada referência em sustentabilidade, ficando entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade. Em 2013, foi reconhecida pela décima segunda vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar e pela segunda vez consecutiva como a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, pelo Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite o www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.

 

Sobre o Instituto Alcoa

 

Criado em 1990, o Instituto Alcoa tem como missão gerar um legado de sustentabilidade nas comunidades onde a Alcoa atua, por meio de projetos estratégicos e articulados que valorizem e fortaleçam suas potencialidades. O Instituto atua em programas e ações de incentivo ao voluntariado corporativo, entre eles: ACTION, BRAVO!, Semanas Verdes e Mês Mundial de Serviços Comunitários; pelo Programa de Apoio a Projetos Locais e de seu signature program, o Programa ECOA - Educação Comunitária Ambiental, em parceria com o CIEDS. As áreas consideradas prioritárias para a realização de ações ou projetos comunitários são: educação, saúde, meio ambiente, segurança, governança, trabalho e renda. Desde 1995, o Instituto Alcoa juntamente com a Alcoa Foundation, investiu cerca de R$ 100 milhões em mais de 1900 projetos, beneficiando 39 cidades brasileiras e totalizando mais de 1,4 milhão de horas de trabalho voluntário.