Releases


16 de Outubro de 2013

Alunos da Apae ganham nova oficina de artesanato

 

Projeto contempla 160 alunos e cria novas oportunidades de expressão e preparação para o mercado de trabalho

 

A Apae – Poços (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Poços de Caldas) inaugurou, no dia 11 de outubro, o novo espaço das Oficinas de Artesanato, que têm como objetivo preparar os alunos para o mercado de trabalho. O projeto foi viabilizado em parceria com o Instituto Alcoa, por meio da doação de R$ 100 mil; com a Fundação Curimbaba e o escritório de arquitetura Alfredo Barbosa Jr.. As oficinas atendem 160 alunos com aulas de reciclagem de papéis (jornal, revistas, livros, cadernos, entre outros produtos), de cartonagem e madeira, cujos produtos são comercializados e a renda revertida nas próprias oficinas e no desenvolvimento dos aprendizes.


“O novo espaço oferecerá maior conforto para os alunos e professores e faz parte de um Plano Diretor que está sendo elaborado pelo arquiteto para Alfredo Barbosa Jr. para ocupação adequada dos espaços da sede da Apae, até 2025”, destaca Carlos Antônio Bonazzi Jr., presidente da instituição.


Este é o nono projeto da Apae que tem a parceria da Alcoa, sendo que o primeiro foi em 1983 – a aquisição de um ecocardiógrafo. Nestes 20 anos, a instituição já foi beneficiada com o plantio de horta, jardins e árvores frutíferas; adequação da entrada de acesso; aquisição de veículo adaptado para o transporte de alunos; implantação da oficina de artesanato; adequação da quadra coberta da Unidade II; construção de nova área para atendimento aos alunos e ampliação do refeitório. Também foi beneficiada com uma ação comunitária e pelo trabalho de vários funcionários da Empresa, que atuam como voluntários na instituição.


A inauguração teve a presença da diretoria, pais e alunos da Apae; representantes dos parceiros do projeto, além do prefeito municipal Eloísio do Carmo Lourenço e do vice, Nizar El-khatib. O evento fez parte do Mês Mundial de Serviços Comunitários e dos 125 anos da Alcoa, completados no dia 11 de outubro, e que serão comemorados durante todo o mês.


Sobre a Alcoa


A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc., líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima segunda vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. Neste ano, a companhia completa 125 anos de atuação no mundo.


No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2012, a empresa registrou faturamento de R$ 2.6 bilhões no Brasil. No mesmo ano foi considerada referência em sustentabilidade, ficando entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade. Em 2013, foi reconhecida pela décima segunda vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar e pela segunda vez consecutiva como a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, pelo Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite o www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.