Releases


 

12 de Setembro de 2013

Lançada a 5ª edição da Ação Menina-Mulher

 

Ação é promovida pela Unidade da Alcoa em Poços de Caldas e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de jovens alunas da rede pública de ensino da cidade

 

Durante evento realizado no dia 12 de setembro, na Casa da Cultura, a Unidade da Alcoa em Poços de Caldas lançou a 5ª edição da Ação Menina-Mulher. Na oportunidade, diretores e professores das escolas públicas da cidade conheceram as regras do programa e tiraram as dúvidas.


A Ação Comunitária Menina-Mulher é uma iniciativa da AWN (Rede de Mulheres Alcoa), que tem como objetivo colaborar no desenvolvimento de jovens mulheres. A edição de 2013 traz uma novidade: ela foi estendida a alunas do 9º ano do Ensino Fundamental – antes era direcionado apenas às jovens do 1º ano do Ensino Médio.  A seleção das 50 alunas participantes será por meio de Concurso de Redação, com o tema Como será o meu amanhã. As selecionadas participarão de um evento, a ser realizado em dezembro, com uma variada programação, que inclui palestras, depoimentos e teatro com foco no desenvolvimento pessoal e profissional, e entrega de prêmios às autoras das três melhores redações, entre eles,  ação comunitária (ACTION) para a escola da redação vencedora, notebook, participação no Programa Empresários para o Futuro, sessões de orientação vocacional, mochila, placa e publicação da redação no Jornal Mantiqueira.


Este é o quinto ano consecutivo que a Alcoa promove a Ação Menina-Mulher, que já colaborou para que cerca de 200 jovens despertassem para a importância de se prepararem para o futuro. “Pude acompanhar as alunas participantes até o 3º ano do Ensino Médio e constatei a importância deste evento. Elas perceberam que dependia apenas delas ter um futuro melhor que o dos pais e passaram a se dedicar mais aos estudos”, destaca Sônia Ribeiro, professora de Português da Escola Estadual Dr. Edmundo G. Cardillo.


A Ação Menina-Mulher tem o apoio da Secretaria Municipal de Ensino e da Superintendência Regional de Ensino, e a parceria da Lenovo, Casa da Cultura – Instituto Moreira Salles, Jornal Mantiqueira, PPCaponi, MGM Camisetas e Leopoldina Bistrô e Café.

 

Sobre a Alcoa


A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc., líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima segunda vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. Neste ano, a companhia completa 125 anos de atuação no mundo.


No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2012, a empresa registrou faturamento de R$ 2.6 bilhões no Brasil. No mesmo ano foi considerada referência em sustentabilidade, ficando entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade. Em 2013, foi reconhecida pela décima segunda vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar e pela segunda vez consecutiva como a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, pelo Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite o www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.