Releases


09 de Setembro de 2013

Projeto garante maior acessibilidade aos alunos da Escola Edir Frayha

 

Parceria entre o Instituto Alcoa Case Construtora e Prefeitura Municipal possibilitou a construção de rampas e banheiros adaptados para atender alunos com deficiência física

 

O processo de inclusão de alunos com deficiência nas escolas públicas já é realidade. Mas uma educação inclusiva de qualidade exige da escola uma infraestrutura completa - espaços adequados e profissionais capacitados - para receber estes alunos. Com o objetivo de colaborar neste processo, o Instituto Alcoa, a Case Construtora e a Prefeitura Municipal se uniram para implantar o projeto Acessibilidade, na Escola Municipal Profa. Edir Frayha. Foram construídas uma rampa de acesso, que liga o térreo ao 1º andar da escola, e dois banheiros adaptados.


Este é o quinto projeto implantado na Escola em parceria com o Instituto Alcoa. Os outros quatro foram: aquisição de uniforme de gala e instrumentos para a banda marcial, de equipamentos audiovisuais e implantação de projeto de jardinagem.


A inauguração do projeto foi realizada no dia 4 de setembro.  A Alcoa foi representada por Mônica M. Frison, supervisora de Assuntos Institucionais; Daniel T. Franco, Alessandro Milan e Maria Cristina Gonçalves, da Equipe Líder de Relações Institucionais; a Case Construtora por Mariah Cabreira, e a Prefeitura Municipal por Rosângela Gouvêa Lourenço e Maria Helena Esteves, da secretária de Educação. Também participaram professores, alunos e pais de alunos.
Ao falar em nome da Alcoa, Mônica Frison destacou a alegria em ser parceira de mais um projeto tão importante para a comunidade. “Além da educação ser uma das prioridades do Instituto Alcoa, os projetos de inclusão de pessoas com deficiência têm recebido uma atenção especial da nossa Companhia”, disse.

 

A diretora da escola, Joelma Silva dos Santos, agradeceu a parceria do Instituto Alcoa e reforçou a importância do projeto para a escola. “Antes, os alunos portadores de deficiência física tinham que estudar em salas no térreo e todas as atividades eram realizadas neste local para que eles pudessem participar”, conta a diretora. “A rampa de acesso e os banheiros adaptados garantiram a acessibilidade dos alunos a todas as áreas da escola. Também contribuiu para ampliar a segurança, já que a rampa será utilizada também como saída de emergência”.

 

Sobre o Instituto Alcoa

 

Criado em 1990, o Instituto Alcoa tem como missão gerar um legado de sustentabilidade nas comunidades onde a Alcoa atua, por meio de projetos estratégicos e articulados que valorizem e fortaleçam suas potencialidades. O Instituto atua em programas e ações de incentivo ao voluntariado corporativo, entre eles: ACTION, BRAVO!, Semanas Verdes e Mês Mundial de Serviços Comunitários; pelo Programa de Apoio a Projetos Locais e de seu signature program, o Programa ECOA - Educação Comunitária Ambiental, em parceria com o CIEDS. As áreas consideradas prioritárias para a realização de ações ou projetos comunitários são: educação, saúde, meio ambiente, segurança, governança, trabalho e renda. Desde 1995, o Instituto Alcoa juntamente com a Alcoa Foundation, investiu cerca de R$ 100 milhões em mais de 1900 projetos, beneficiando 39 cidades brasileiras e totalizando mais de 1,4 milhão de horas de trabalho voluntário.

 

Sobre a Alcoa


A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc., líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima segunda vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. Neste ano, a companhia completa 125 anos de atuação no mundo.


No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2012, a empresa registrou faturamento de R$ 2.6 bilhões no Brasil. No mesmo ano foi considerada referência em sustentabilidade, ficando entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade. Em 2013, foi reconhecida pela décima segunda vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar e pela segunda vez consecutiva como a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, pelo Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite o www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.